Notícia no detalhe
Ministro da Saúde no lançamento da vacina contra Hepatite A
A Prefeita Rosinha Garotinho recebe neste sábado (26), em Campos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o lançamento da vacina contra Hepatite A, que entra para o calendário vacinal sendo oferecida aos menores de dois anos de vida. Durante a visita a Campos, o ministro vai conhecer um dos maiores programas de imunização do país, que inclui a vacina Prevenar, oferecida gratuitamente aos menores de um ano de idade, e a vacina contra o vírus Papiloma Humano (HPV), também oferecida gratuitamente às meninas de 11 a 15 anos de idade e eficaz na prevenção de doenças, como câncer de colo de útero.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a vacina Prevenar reduziu em 40% a mortalidade infantil nas crianças e a contra o HPV teve repercussão nacional. O município saiu na frente e, recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomendou que a vacina seja inserida em todo calendário nacional. Segundo Hirano, a vacina Prevenar, também, reduziu de forma significativa o número de internações nos hospitais da cidade.
- Desde que começamos a vacina antipneumocócica, não registramos nenhum caso de meningite pneumocócica no município. Isso mostra a eficácia desta ação, extremamente, positiva - destaca o secretário, lembrando ainda que, no período de incidência da gripe A, mais conhecida como gripe suína, o município foi pioneiro em adotar medidas, como o afastamento das grávidas do contato com o público, evitando mortes.
O secretário lembra que a prefeitura iniciou o processo de imunização com a vacina 7 valente, que garantia 70% de proteção contra 7 sorotipos. Agora, o município já oferece a pneumo-13, que oferece 90% de proteção contra 13 sorotipos do pneumococo, causador de doenças como meningite, pneumonia, sinusite, otites e infecções no sangue.
Hirano destaca que o município oferece, pelo menos, três tipos de atendimento que são referência no país: “O Programa Emergência em Casa conta com ambulância equipada, médicos e enfermeiros, um estrutura para melhor atender à população e que está ajudando a salvar muitas vidas; o programa de imunização e as consultas e exames descentralizados”, lembra o secretário.
O secretário lembra que o Programa Emergência em Casa foi lançado em dezembro de 2009 e já realizou mais de 13.800 atendimentos; o município conta, hoje, com 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reformadas e 82 novas ambulâncias estão atendendo à população de todo o município. A Secretaria de Saúde também oferece o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), onde são oferecidos serviços de saúde aos assentamentos e comunidades de remanescentes de quilombos que ficam distantes das UBSs.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia