Notícia no detalhe
Ministro da Saúde no lançamento da vacina contra Hepatite A
A Prefeita Rosinha Garotinho recebe neste sábado (26), em Campos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o lançamento da vacina contra Hepatite A, que entra para o calendário vacinal sendo oferecida aos menores de dois anos de vida. Durante a visita a Campos, o ministro vai conhecer um dos maiores programas de imunização do país, que inclui a vacina Prevenar, oferecida gratuitamente aos menores de um ano de idade, e a vacina contra o vírus Papiloma Humano (HPV), também oferecida gratuitamente às meninas de 11 a 15 anos de idade e eficaz na prevenção de doenças, como câncer de colo de útero.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a vacina Prevenar reduziu em 40% a mortalidade infantil nas crianças e a contra o HPV teve repercussão nacional. O município saiu na frente e, recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomendou que a vacina seja inserida em todo calendário nacional. Segundo Hirano, a vacina Prevenar, também, reduziu de forma significativa o número de internações nos hospitais da cidade.
- Desde que começamos a vacina antipneumocócica, não registramos nenhum caso de meningite pneumocócica no município. Isso mostra a eficácia desta ação, extremamente, positiva - destaca o secretário, lembrando ainda que, no período de incidência da gripe A, mais conhecida como gripe suína, o município foi pioneiro em adotar medidas, como o afastamento das grávidas do contato com o público, evitando mortes.
O secretário lembra que a prefeitura iniciou o processo de imunização com a vacina 7 valente, que garantia 70% de proteção contra 7 sorotipos. Agora, o município já oferece a pneumo-13, que oferece 90% de proteção contra 13 sorotipos do pneumococo, causador de doenças como meningite, pneumonia, sinusite, otites e infecções no sangue.
Hirano destaca que o município oferece, pelo menos, três tipos de atendimento que são referência no país: “O Programa Emergência em Casa conta com ambulância equipada, médicos e enfermeiros, um estrutura para melhor atender à população e que está ajudando a salvar muitas vidas; o programa de imunização e as consultas e exames descentralizados”, lembra o secretário.
O secretário lembra que o Programa Emergência em Casa foi lançado em dezembro de 2009 e já realizou mais de 13.800 atendimentos; o município conta, hoje, com 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reformadas e 82 novas ambulâncias estão atendendo à população de todo o município. A Secretaria de Saúde também oferece o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), onde são oferecidos serviços de saúde aos assentamentos e comunidades de remanescentes de quilombos que ficam distantes das UBSs.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 17:59:54 Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
0305 15h51Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18