Notícia no detalhe
Fundecam no Seminário de Inovação Regional na UFF
As premissas mais importantes do Plano Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da gestão de governo da Prefeita Rosinha Garotinho, que é voltado para o desenvolvimento social e econômico, foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (21), durante a abertura do Seminário "Universidade, Inovação e Desenvolvimento Regional". O Evento, que vai até dia 25 deste mês, no Pólo Universitário de Campos da UFF, colocou no primeiro painel de debates diversos temas ligados à inovação, com foco no desenvolvimento regional.
Neste contexto, o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, apresentou para debate com mestres e acadêmicos das cadeiras de Ciências Sociais e de Economia, os programas de microcrédito, implementados na gestão do atual governo municipal. Eduardo ressalvou que não há pretensão do governo em solucionar todas as questões sociais, como as desigualdades e distribuição de renda, através dos programas de microcrédito, mas que este é "um bom instrumento para promover melhorias para a sociedade, através do acesso ao microempreendedor e da inserção de jovens num amplo programa de qualificação profissional”.
O professor José Luiz Vianna da Cruz, da UFF, um dos mediadores do debate, que fez abordagem sobre o papel da universidade no desenvolvimento regional, destacou que "o exercício do relacionamento da universidade com o poder público deve ser independente, mas com o propósito de realizar melhorias para a sociedade”.
Além de fazer ampla explanação sobre os programas do microcrédito e as inovações, que proporcionam a implementação de idéias, linhas de crédito e qualificação, Eduardo enfatizou as oportunidades geradas para o desenvolvimento pelo Fundecam Inovador, que contempla, inclusive, as entidades de pesquisas, como as universidades e empresas com projetos voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem melhorias para gestão de negócios ou que otimizem linhas de produção.
Eduardo Crespo também discorreu sobre a economia solidária como estratégia de desenvolvimento e empreendimentos econômicos solidários, como moeda social, redes sociais, incubadoras de economia solidária. A professora Fabiana Leta, diretora da Agência de Inovação da UFF, que participou no primeiro debate, defendeu que "o meio acadêmico mantenha sintonia com a sociedade governamental para atender a sociedade".
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18