Notícia no detalhe
Fundecam no Seminário de Inovação Regional na UFF
As premissas mais importantes do Plano Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da gestão de governo da Prefeita Rosinha Garotinho, que é voltado para o desenvolvimento social e econômico, foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (21), durante a abertura do Seminário "Universidade, Inovação e Desenvolvimento Regional". O Evento, que vai até dia 25 deste mês, no Pólo Universitário de Campos da UFF, colocou no primeiro painel de debates diversos temas ligados à inovação, com foco no desenvolvimento regional.
Neste contexto, o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, apresentou para debate com mestres e acadêmicos das cadeiras de Ciências Sociais e de Economia, os programas de microcrédito, implementados na gestão do atual governo municipal. Eduardo ressalvou que não há pretensão do governo em solucionar todas as questões sociais, como as desigualdades e distribuição de renda, através dos programas de microcrédito, mas que este é "um bom instrumento para promover melhorias para a sociedade, através do acesso ao microempreendedor e da inserção de jovens num amplo programa de qualificação profissional”.
O professor José Luiz Vianna da Cruz, da UFF, um dos mediadores do debate, que fez abordagem sobre o papel da universidade no desenvolvimento regional, destacou que "o exercício do relacionamento da universidade com o poder público deve ser independente, mas com o propósito de realizar melhorias para a sociedade”.
Além de fazer ampla explanação sobre os programas do microcrédito e as inovações, que proporcionam a implementação de idéias, linhas de crédito e qualificação, Eduardo enfatizou as oportunidades geradas para o desenvolvimento pelo Fundecam Inovador, que contempla, inclusive, as entidades de pesquisas, como as universidades e empresas com projetos voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem melhorias para gestão de negócios ou que otimizem linhas de produção.
Eduardo Crespo também discorreu sobre a economia solidária como estratégia de desenvolvimento e empreendimentos econômicos solidários, como moeda social, redes sociais, incubadoras de economia solidária. A professora Fabiana Leta, diretora da Agência de Inovação da UFF, que participou no primeiro debate, defendeu que "o meio acadêmico mantenha sintonia com a sociedade governamental para atender a sociedade".
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia