Notícia no detalhe
Serviço Social da Saúde cadastra portadores de TEA assistidos pela Apae
Usuários serão beneficiados com Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA)
Por: Redação -
Foto: César Ferreira - 23/11/2021 - 11:39:39
A equipe da Coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde estará nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para cadastro dos portadores de Transtorno Espectro Autista (TEA), atendidos pela instituição. A partir do cadastramento, os usuários serão beneficiados com a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), que passou a ser confeccionada pela secretaria de Saúde, em setembro deste ano. Os primeiros exemplares da CMIA foram entregues no dia 09 de novembro, pelo prefeito Wladimir Garotinho, em solenidade na Cidade da Criança.
A ida do Serviço Social à associação foi solicitada pela equipe técnica da Apae. De acordo com a coordenadora técnica da instituição, Merilane Lopes Barreto, a Apae assiste a 315 pessoas, sendo 46 portadoras de TEA. Na oportunidade, ela disse que será ministrada palestra sobre o transtorno. Já a equipe do Serviço Social vai falar sobre os serviços disponíveis na rede pública de saúde.
Segundo a assessora chefe de Serviço Social, Márcia Cristina Ferreira Silva Amaral, a carteira beneficia pais e parentes quanto ao estacionamento em vagas destinadas a deficiente físico e idoso, demarcadas no município, além de dar direito à gratuidade (passe livre) e preferência em assentos no transporte público.
Desde que o cadastramento dos portadores de TEA teve início, em dia 20 de setembro, Cristina disse que 195 pessoas já foram cadastradas. Os pais ou responsáveis que ainda não solicitaram a carteira podem comparecer à sede da secretaria para realizar o cadastro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira. Por meio do número (22) 98179-4544, a pessoa agenda a ida à secretaria para o cadastramento.
O responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF (maior de 12 anos) ou certidão de nascimento do portador de TEA; foto ¾; cópia do comprovante de residência; caderneta de vacinação (quando for menor de 18 anos); relatório com laudo médico; e cópia do RG e CPF do responsável. A sala da Coordenação de Serviço Social funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da secretaria de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
- 22/11/2025 08:01:00 Saúde leva segunda etapa de vacinação escolar ao Rotary II na próxima terça-feira
- 21/11/2025 16:09:19 Teatro de Bolso receberá espetáculo "Um Ato do Tempo" neste sábado e domingo
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















