Notícia no detalhe
Compositor Wilson Batista será homenageado no Campos Folia
A passarela do samba do Campos Folia 2011, que será realizado entre o dia 29 de abril e 1º de maio, receberá o nome de Wilson Batista, campista que se tornou um grande compositor brasileiro na década de 30. Para o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, uma justa homenagem que a cidade presta ao seu sambista mais ilustre.
História - Nascido em Campos, tomou gosto pela música ainda criança, tocando triângulo na Lira de Apolo, banda organizada pelo tio, o maestro Ovídio Batista. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, no fim da década de 20, e se apaixonou pela vida boêmia do bairro da Lapa, freqüentando cabarés e bares, fazendo amizades com músicos e malandros da região, o que lhe rendeu algumas prisões.
Trabalhou como eletricista e ajudante de contra-regra no Teatro Recreio, mas queria mesmo é viver como músico. Compôs o primeiro samba em 1929 – “Na Estrada da Vida”, lançado por Araci Cortes e gravado mais tarde por Luís Barbosa. Passou a atuar como crooner e ritmista da Orquestra de Romeu Malagueta e, no começo da década de 30, teve o seu samba “Desacato”, gravado por intérpretes da época: Francisco Alves, Castro Barbosa e Murilo Caldas. Tornou-se, ao lado de Noel Rosa, Assis Valente e Geraldo Pereira, um dos grandes sambistas da boêmia carioca.
Ficou conhecido pela polêmica com Noel Rosa, que gerou sambas inesquecíveis de ambos lados, como "Lenço no Pescoço", "Mocinho da Vila", "Conversa Fiada", "Frankenstein da Vila" (por causa do queixo defeituoso de Noel), todos compostos por Wilson, e "Feitiço da Vila", "Palpite Infeliz", “Rapaz Folgado”, de Noel. No meio das provocações ficaram amigos e aparente briga acabou virando disco ("Polêmica"), lançado em 1956 pelos cantores Roberto Paiva e Francisco Egídio.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/06/2026 17:27:48 Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova no dia 23 de junho
- 16/06/2026 16:55:59 Usuários da Assistência Social participam de Oficinas de Cerâmica e Automaquiagem
- 16/06/2026 16:33:43 Jardim São Benedito com horário especial nesta sexta por conta do jogo do Brasil
- 16/06/2026 16:15:14 Praça São Gonçalo vira palco de aula funcional em clima de Copa do Mundo
- 16/06/2026 15:22:06 Campos sedia I Simpósio Norte e Noroeste de Controle do Tabagismo
Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova no dia 23 de junho
1606 16h55Usuários da Assistência Social participam de Oficinas de Cerâmica e Automaquiagem
1606 16h33Jardim São Benedito com horário especial nesta sexta por conta do jogo do Brasil
1606 16h15Praça São Gonçalo vira palco de aula funcional em clima de Copa do Mundo
1606 15h22Campos sedia I Simpósio Norte e Noroeste de Controle do Tabagismo
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















