A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (20), por meio do Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) e do Clube do Dentinho Saudável do Departamento de Odontologia, palestra de orientação sobre higiene bucal e distribuição de kits de escovação, kits didático com lápis de colorir e cartilha sobre alimentação saudável, prevenção ao coronavírus e importância de manter o cartão de vacinação em dia. A atividade, que foi direcionada às crianças e adolescentes assistidas pelo Proapar e seus responsáveis, é alusiva ao Mês da Criança. Dos mais de 4 mil pacientes assistidos pelo programa, 80% são crianças e adolescentes.
O assunto abordado foi a importância da manutenção de hábitos saudáveis para saúde oral e geral nas crianças com problemas alérgicos. “Manter uma microbiota oral equilibrada proporciona uma saúde geral no paciente. O mesmo acontece com uma alimentação adequada”, disse a dentista Anelisa Saad Terra Azevedo.
Em tratamento da asma e bronquite, a adolescente Maisa, de 12 anos, acompanhou atentamente a palestra do Clube do Dentinho Saudável, ao lado da mãe, Andréia da Silva Alvas Borges, de 42 anos. “Desde que iniciou o tratamento aqui, a saúde da minha filha melhor muito. Hoje podemos tirar dúvidas de algumas coisas que já falava para ela em casa sobre escovar os dentes, tipos alimentos e higiene pessoal. Tudo muito bem esclarecedor”, disse Andréia.
Tamires Bastos Carvalho Florinao, de 29 anos, também participou do evento. Ela foi levar a filha Thalita Floriano Soares, de 3 anos, para a terceira consulta médica no Proapar. “Ela tem rinite alérgica. É muito bom poder contar com o atendimento e essa acolhida”, disse.
O médico alergista Ronald Young destacou que o atendimento multidisciplinar com médico, dentista, assistente social, além de representar o ideal de saúde pública, pode dar uma assistência mais abrangente, atendendo as necessidades do paciente assistidos pelo Proapar. “Ao examinar os pacientes, verificamos que alguns estão com os dentes em mau estado de conservação, com alterações na arcada dentária, principalmente crianças que têm rinite crônica e hipertrofia de adenoide, e acaba tendo deformidade facial em decorrência da respiração predominantemente bucal”, explicou.
O Proapar foi implantado em 2009 e as consultas acontecem às segundas-feiras (manhã e tarde); terças-feiras (tarde); quartas-feiras (manhã e tarde) e quintas-feiras (tarde). Para ser atendida pelo programa, a assistente social Beatriz Claudino explica que a pessoa precisa de encaminhamento médico de uma unidade da rede pública. O programa funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento daqueles que procuram para orientação ou agendamento da primeira consulta, com o acolhimento realizado pelo Serviço Social e pela enfermagem. “Além do acolhimento, fazemos o acompanhamento dos pacientes após as consultas médicas no decorrer do tratamento”, explica Beatriz.