Notícia no detalhe
Emergência em Casa continua salvando vidas
O Programa Emergência em Casa continua beneficiando milhares de pessoas, diminuindo a mortalidade no município e ajudando a salvar vidas. Em 2010, o programa recebeu 25.457 chamados. Desse total, 13.858 pessoas precisaram receber atendimento médico. A maior parte dos pacientes foi socorrida em casa ou tiveram suas solicitações resolvidas por telefone, com ajuda de médicos reguladores do programa. As demais ligações representam remoções por outros meios ou não eram chamadas para o 192, mas para outros órgãos como a Defesa Civil e a Polícia Militar.
Apenas 2.200 casos, aproximadamente, foram encaminhados para as unidades hospitalares da cidade. Somente este ano, cerca de 2 mil pessoas já foram beneficiadas pelo serviço, que foi implantado em dezembro de 2009. Uma delas é a dona Ilda de Jesus Braz, 71 anos. Ela é moradora da Avenida Beira Lago, no Parque Guarus, e sofre de problemas como hipertensão e diabetes.
- Já pedi ajuda do Emergência em Casa três vezes e fui atendida bem rapidinho. Os médicos e enfermeiros são excelentes. Em uma das vezes, minha pressão estava muito alta. Da segunda vez, cai no quintal de casa e eles me levaram para o Hospital Ferreira Machado. Lá fizeram meus exames todos na hora. Esse programa ajuda muito a quem precisa de serviço com urgência - ressaltou a idosa, ao lado do marido, Antônio Paula Filho, 76 anos.
A dona de casa, Maria Antônia Canholato, 63 anos, também agradece a equipe do programa, por ter socorrido seu marido, Getúlio Canholato, algumas vezes. “Já liguei pra lá umas cinco vezes. O atendimento foi muito bom. Eles são bem atenciosos com a gente. Meu esposo teve aneurisma na perna, infecção urinária e inflamação no intestino”, disse a dona de casa.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, atualmente, todo o município conta com a cobertura do programa, que pode ser solicitado pelo número 192. A ligação é gratuita. O Emergência em Casa foi implantado em dezembro de 2009, para atender casos de urgência e emergência, 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
- O programa conta com seis ambulâncias do tipo UTI totalmente equipadas e tem contribuído consideravelmente para a diminuição dos índices de mortalidade. A Baixada Campista tem duas bases do programa Emergência em Casa: uma em Baixa Grande, para cobrir as localidades de Donana a Farol de São Tomé e, a outra, em Goitacazes, que assiste os moradores de Goitacazes ao Centro - lembrou o secretário.
As demais bases do programa ficam em Travessão, para cobrir a região Norte e Nova Brasília, que absorve a demanda local e dos bairros adjacentes. Há, ainda, dois veículos na Central de Regulação Médica (prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus).
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa