Notícia no detalhe
Obras do Museu avançam no segundo piso
As delicadas obras de recuperação e restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu de Campos, na Praça São Salvador, estão em estágio avançado no segundo pavimento, inclusive os trabalhos em madeira. A restauração do prédio é uma demonstração da preocupação do governo municipal com a preservação do patrimônio histórico do município.
Os trabalhos aceleraram depois que a Prefeita Rosinha Garotinho, no ano passado, visitou o local e providenciou licitação para realização das obras de recuperação da estrutura interna, além de restauração de paredes e detalhes finais de acabamento, como cobertura especial de pinturas artísticas nas paredes, que é a parte mais delicada da restauração, e que revela dados com parte da história de Campos. As intervenções na parte superior do prédio estão bastante adiantadas, inclusive a preparação da estrutura para receber a instalação do elevador.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, ressalta a importância dos investimentos para a instalação do museu histórico. Ele destaca que a pintura artística do prédio é um achado histórico, descoberto a partir da raspagem das camadas de tintas antigas feitas no prédio construído no final do Século XVIII. Depois de ser moradia do Visconde de Araruama, no século XIX, o prédio já abrigou a sede da prefeitura, a Câmara de Vereadores, a biblioteca municipal e a Secretaria de Fazenda.
- O conjunto arquitetônico da área central de Campos já foi tombado há muito tempo e precisa de sensibilidade e vontade política para iniciar obras de recuperação. Afinal, são casarões, solares que contam a história de Campos e a recuperação deste prédios seculares é preservar a memória do povo campista - informa o secretário.
Um dos destaques da recuperação da parte de madeira é a escadaria e o corrimão de madeira de lei, o piso e parte interna do solar no segundo piso. “Depois de realizadas as obras, vamos discutir com a sociedade civil organizada, com museólogos e com o apoio do Iphan que tipo de museu a população campista pretende ter na nossa cidade. Discutiremos isso com uma reserva técnica e decidiremos se o museu será um Café Concerto, Livraria ou de Acervo Histórico”, anunciou Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles