Notícia no detalhe
Obras do Museu avançam no segundo piso
As delicadas obras de recuperação e restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu de Campos, na Praça São Salvador, estão em estágio avançado no segundo pavimento, inclusive os trabalhos em madeira. A restauração do prédio é uma demonstração da preocupação do governo municipal com a preservação do patrimônio histórico do município.
Os trabalhos aceleraram depois que a Prefeita Rosinha Garotinho, no ano passado, visitou o local e providenciou licitação para realização das obras de recuperação da estrutura interna, além de restauração de paredes e detalhes finais de acabamento, como cobertura especial de pinturas artísticas nas paredes, que é a parte mais delicada da restauração, e que revela dados com parte da história de Campos. As intervenções na parte superior do prédio estão bastante adiantadas, inclusive a preparação da estrutura para receber a instalação do elevador.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, ressalta a importância dos investimentos para a instalação do museu histórico. Ele destaca que a pintura artística do prédio é um achado histórico, descoberto a partir da raspagem das camadas de tintas antigas feitas no prédio construído no final do Século XVIII. Depois de ser moradia do Visconde de Araruama, no século XIX, o prédio já abrigou a sede da prefeitura, a Câmara de Vereadores, a biblioteca municipal e a Secretaria de Fazenda.
- O conjunto arquitetônico da área central de Campos já foi tombado há muito tempo e precisa de sensibilidade e vontade política para iniciar obras de recuperação. Afinal, são casarões, solares que contam a história de Campos e a recuperação deste prédios seculares é preservar a memória do povo campista - informa o secretário.
Um dos destaques da recuperação da parte de madeira é a escadaria e o corrimão de madeira de lei, o piso e parte interna do solar no segundo piso. “Depois de realizadas as obras, vamos discutir com a sociedade civil organizada, com museólogos e com o apoio do Iphan que tipo de museu a população campista pretende ter na nossa cidade. Discutiremos isso com uma reserva técnica e decidiremos se o museu será um Café Concerto, Livraria ou de Acervo Histórico”, anunciou Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















