Notícia no detalhe
Palestra nesta quinta marca Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher – 8 de março – será comemorado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) com uma palestra do ginecologista e obstetra Euclides do Rosário sobre “A saúde do homem e da mulher”. O evento será realizado no dia 10, às 14h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).
Antes da
palestra, a diretoria do Comdim vai fazer uma marcha em comemoração
aos 101 anos do Dia Internacional da Mulher. A concentração
será às 13h, em frente à sede provisória
do Conselho, na Rua Marechal Floriano, 44, Centro. A marcha seguirá
até a Praça São Salvador. Em seguida, acontece
a palestra na Acic.
- Nos vamos mostrar que o movimento de mulheres é feito de homens e mulheres. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2011 como o Ano Internacional dos Afro-descendentes. Por isso, convidamos um médico negro para fazer a palestra do Dia Internacional da Mulher, como forma de homenageá-lo pela sua competência profissional – ressalta a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento.
Segundo Margarida, as mulheres têm motivos para comemorar as conquistas, como o voto feminino, a inserção no mercado de trabalho e no poder, como prefeitas, governadoras e Presidente da República. “Hoje, as mulheres ocupam cargos de chefia ou funções que eram exclusivas para homens, como engenheiras, advogadas, jornalistas, contadoras e policiais civis e militares”, lembra.
- Apesar das conquistas, temos que repudiar o crescimento da violência contra a mulher, não só física como de outras formas, como salários mais baixos para os mesmos cargos exercidos pelos homens. Ainda existe muito preconceito contra a mulher que é capaz, dada à cultura machista de que a mulher não pode ser competente – ressalta a presidente do Condim.
História - No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, em homenagem às operárias que morreram na luta por melhores salários e condições de trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 08:40:56 Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
- 02/05/2026 08:01:04 FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
0205 08h01FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
0105 19h04Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















