Notícia no detalhe
BR 101 liberada e ato público por royalties no Rio no dia 17
Após 12 horas de manifesto, terminou por volta das 19h30 desta quinta-feira (11), o ato que paralisou a BR-101, a partir do distrito de Ururaí, promovido pela sociedade civil. A prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), anunciou na BR 101 que autoridades de municípios produtores, como Campos, Quissamã e Macaé, e representantes da sociedade civil destas cidades, além moradores, irão realizar no dia 17 um ato público na Praça da Cinelândia, no Rio. O movimento foi acordado nesta quinta-feira (11) com o governador do Estado, Sérgio Cabral, pela Prefeita Rosinha Garotinho.
O protesto, que gerou retenções no trânsito da extensão de 40km, segundo a Polícia Rodoviária Federal, foi contra a aprovação da Emenda Ibsen, na quarta-feira (10), pela Câmara dos Deputados. Além de ferir a Constituição Federal, a emenda retira 95% da atual verba dos royalties atuais que os municípios produtores recebem para redistribuir com todos os municípios do país.
Ainda no manifesto da sociedade civil organizada, que começou nas primeiras horas da manhã, a prefeita ligou para o vice-governador, Fernando Pezão, a quem pediu que fizesse a proposta a Sérgio Cabral, de um grande ato no Rio. Em resposta, o governador ligou para a prefeita, aceitando a sugestão e se comprometendo a disponibilizar palanque, som e iluminação para a manifestação de prefeitos, moradores e dirigentes da sociedade civil organizada da capital e das cidades do interior. Quando retornou a ligação, o governador disse que, na quarta-feira (10), aprovou a sugestão de se fazer com prefeitos e representação da sociedade dos municípios do interior um ato que setores de seu governo pensaram em articular, após a votação da emenda. A concentração para o ato será na Candelária, seguindo até a Cinelândia.
Ordem e disciplina - O ato mobilizou toda a sociedade, entre autoridades, empresários, líderes sindicais e comunidade em geral, com representantes de entidades como a OAB, CREA, da Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), da Federação de Associações de Moradores, de líderes de produtores rurais, empresários, entre outros. Mesmo com os milhares de veículos parados na rodovia, por todo o tempo prevaleceu a ordem e a disciplina, elogiadas pelos comandantes da Polícia Militar, PRF e Guarda Civil Municipal. “Mais uma vez estou orgulhoso de ser campista”, disse o cantor Dom Américo, que cantou a música de protesto “Brasil, olha prá cima”, além do Hino de Campos, terminando com o Hino Nacional. O cantor Sérgio Alvarenga, o Serjão, também participou cantando “Prá não dizer que não falei de flores”, do cantor Geraldo Vandré.
A Prefeita Rosinha Garotinho afirmou que o povo está lutando pela sobrevivência do município de Campos e do Estado do Rio. “Na defesa do ‘Petróleo é Nosso’, o povo foi para a rua. Na defesa da ‘Refinaria é Nossa’, o povo foi para a rua. E, agora, na luta pelos royalties, o povo foi para a rua. Agora todo mundo sabe para onde o dinheiro dos royalties está indo. Sem ele os hospitais fecham e acabam as bolsas de estudos, as casas populares, os bairros legais, o cheque cidadão, a passagem a R$ 1 e as obras de galeria, entre outros programas”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional