Notícia no detalhe
Oswaldo Lima vai comemorar Dia Nacional da Música Clássica
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai comemorar neste sábado (5), o Dia Nacional da Música Clássica, a partir das 11h, na reformada Rodoviária Roberto Silveira. Na oportunidade, vai se apresentar a Cia Musicatto com um quinteto de dois violinos, clarineta, violoncelo e piano, apresentando o show “Villa Lobos e o clássico nosso de cada dia” com peças do homenageado Heitor Villa Lobos e outros compositores brasileiros, como Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque.
No repertório, as músicas “Trenzinho Caipira”, “Canto do Cisne Negro”, “Melodia” e “Bachiana”, de Villa Lobos; “Odeon”, de Ernesto Nazaré; “Corta a Jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “A Banda”, de Chico Buarque; e um pout-pourri de marchinhas como “Tico Tico no Fubá” e “Brasileirinho”. O quinteto será formado por Sara Cesário (violino), Amaro Neto (violino), Raquel Rangel (clarineta), Monalisa Toledo (violoncelo) e Fernan Morales (piano).
A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, explicou o objetivo do evento. “Como a Fundação Oswaldo Lima é uma Fundação de cultura, ligada diretamente à música e ao teatro, entre outras artes, decidimos fazer essa homenagem a Villa Lobos, pela sua importância para a música brasileira. Fizemos a escolha de um local apropriado, que é a rodoviária. Vamos aproveitar os passageiros embarcando para as praias. Queremos que as pessoas fiquem felizes e maravilhadas”, afirmou Maria Helena.
Dia Nacional da Música Clássica - Instituída em 13 de janeiro de 2009 pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a data é uma homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa Lobos, considerado o maior expoente da música modernista do Brasil. No dia 22 de junho de 1960, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, já havia assinado o decreto nº 48379, formalizando a criação do Museu Villa-Lobos, no bairro de Botafogo, no Rio, com a finalidade de preservar o acervo e divulgar a obra do maestro.
Ao longo desses 50 anos, o museu tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa