Notícia no detalhe
Uma manifestação atrás da outra pelos royalties do petróleo
Por volta das 16h, com nova queima de pneus, manifestantes reforçaram a manifestação na BR 101 (Campos-Macaé), em protesto à redistribuição dos recursos dos royalties, aprovada nesta quarta-feira (10), pelo Congresso Nacional, pondo em xeque o orçamento de diversos municípios produtores, principalmente do estado do Rio.
- O povo está dizendo que não vai interromper este movimento, que não tem hora para liberar o tráfego de veículos na rodovia, uma das mais movimentadas do país. Como prefeita de Campos, eu, que estava no Rio, vim para apoiar esta manifestação, que foi organizada por empresários e ganhou a participação de cidadãos de toda a região e de importantes organizações, como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Acic, sindicatos Rural e dos Ceramistas, OAB e muitos outros - contou a Prefeita Rosinha Garotinho.
A prefeita disse que empresários agilizaram a colocação de banheiros químicos e que está ouvindo as solicitações dos manifestantes. “Nossa luta é para pedir socorro à Justiça, para dizer que maus políticos, com intenções eleitoreiras, estão rasgando a Constituição. Como o Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição Federal, queremos mostrar que nossa esperança é na Justiça, no STF”, falou Rosinha.
O presidente da OAB/Campos, Filipe Estefan, disse que a luta é de toda a sociedade civil organizada. “Essa luta é de todos nós e é muito preocupante o comportamento do Congresso Nacional, querendo, através da aprovação de uma lei, retirar direitos garantidos a diversos municípios. Em Brasília, a prefeita de Campos esplanou muito bem como essa alteração na distribuição dos royalties é prejudicial”, alertou.
O presidente da Câmara Municipal de Campos, Nelson Nahim, também expressou a indignação do Legislativo, que estava representado na manifestação por diversos vereadores. “Essa emenda é uma aberração jurídica e, se houver mesmo a redistribuição, será como entregar os municípios produtores nas mãos de quem nada faz. Este é um protesto sério, pois sem esses recursos haverá o caos administrativo em Campos. As autoridades não podem brincar com coisa séria, com a vida da população”, falou.
O inspetor técnico da Regional Campos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Gustavo Manhães, fez outro alerta. “Esta é uma manifestação legítima e o Crea se faz presente, pois a engenharia é um setor que emprega uma quantidade imensa de pessoas, especialmente no setor da construção civil, que é um dos que mais cresce em todo o país. Temos projetos importantes em risco, como a construção de 10 mil casas populares pela Prefeita Rosinha Garotinho e e até o programa habitacional do Governo Federal, “Minha casa, minha vida”, pois com o corte desses recursos faltará mão-de-obra para esses trabalhos”, concluiu o representante do Crea.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município