Notícia no detalhe
Hortas comunitárias com outros cultivos no verão
A Secretaria Municipal de Agricultura está realizando o plantio de outros cultivos nas hortas comunitárias durante o verão. A idéia é de utilizar os terrenos da melhor maneira possível durante esse período de muito sol, que prejudica o plantio e crescimento de legumes, verduras e folhagens típicos das hortas. Por esse motivo, segundo o secretário Frederico Paes, o cultivo que vem sendo feito é o de abóbora, milho e quiabo, entre outros alimentos.
Já em março as hortas comunitárias, que somam o total de 170, sendo 130 localizadas em terrenos e 40 distribuídas em escolas municipais e instituições, voltarão a priorizar o cultivo normal que será realizado até o final do ano. “Utilizando os terrenos, desta forma estamos aproveitando ao máximo sua capacidade de cultivo de alimentos e não permitindo que as áreas fiquem ociosas. Esse ano temos a intenção de ampliar a produção, que chegou no ano passado a 11 toneladas”, afirmou Paes.
O projeto de Hortas Comunitárias vem, ao longo dos anos, atingindo seu objetivo de ocupar os terrenos baldios do município realizando o cultivo e a produção de alimentos que são doados, em parte, a instituições filantrópicas como o Asilo do Carmo, o Abrigo João Viana e a Casa Irmãos da Solidariedade, entre outros. Da produção que é colhida nas hortas, 20% fica com a prefeitura e o restante com as pessoas que cuidam das hortas, a maior parte delas composta por idosos, que utilizam o trabalho como terapia, ou pessoas desempregadas que precisam da renda da venda dos produtos.
Em ambos os casos é dada a opção de consumo ou venda dos alimentos de acordo com a preferência de quem cuida. Além do amplo alcance social, o projeto também diminui a proliferação nos bairros de insetos e roedores, uma vez que as hortas são mantidas sempre limpas de pragas e mato.
Em busca de mais terrenos - Devido ao crescente aumento da construção civil em Campos nos últimos anos, com dezenas de novos empreendimentos imobiliários surgindo por toda a cidade, a prefeitura perdeu terrenos que eram utilizados até o ano passado como hortas comunitárias. O secretário faz um apelo aos proprietários de terrenos que estão parados e sem uso para que cedam para a implantação de hortas comunitárias.
- Quem tiver terreno parado e não tiver intenção de construir esse ano, pode nos procurar para que seja incluído no projeto de hortas comunitárias. Garanto que só terá benefícios, já que além de participar de um projeto de cunho social, ficará isento do IPTU 2011 - enfatiza Paes, que assinala que não há nenhuma burocracia, bastando apresentação de documentos pessoais e a escritura do terreno. A partir daí será encaminhado para a secretaria de Finanças para a isenção do tributo. E se acaso quiser o terreno de volta a qualquer momento, pode fazer a solicitação que será atendido de imediato.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore