Começa nesta quinta-feira (19), a XIV Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura acontecerá às 18h, de forma remota, sendo transmitida por videoconferência, respeitando as normas sanitárias vigentes devido à pandemia da Covid-19. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). O evento pode ser acompanhado pelo canal do Youtube (
aqui).
Em seguida, apresentação do Diagnóstico Socioterritorial do município pelo setor da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), depois fala de um usuário da Política de Assistência, seguindo para apresentação e discussão do tema da Conferência Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.
Nesta sexta-feira (20), às 14h, acontecem as oficinas temáticas e, em seguida, serão apresentadas propostas para os três entes (Estado, União e município) com a plenária final e escolha dos delegados (as) para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.
Eixos elencados pelo Conselho Nacional de Assistência Social:
Eixo 1
A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
Eixo 2
Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Eixo 3
Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
Eixo 4
Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
Eixo 5
Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.