Notícia no detalhe
Restauro do Museu Histórico será concluído antes do Natal
A restauração do Solar Visconde de Araruama, sede do Museu de Campos, está entrando na etapa definitiva de obras, que poderá ser concluída até o final do ano. Nesta quinta-feira (24), o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, visitou o canteiro de obras.
Recebido pelo representante da Conenge Engenharia, firma responsável pela obra, Rodrigo Ribeiro Gomes, o secretário pode observar que no sobrado está faltando detalhes na reparação do teto e do assoalho. A empresa aguarda, agora, um especialista para analisar o uso de tintas que retornem à pintura original do imóvel.
Elevador - O elevador, destinado a cumprir a acessibilidade ao museu, deverá ser instalado na próxima semana, bem como os aparelhos de ar refrigerado. Enquanto providencia a colocação dos dutos de energia elétrica, sonorização e telefonia, a empresa está atuando nas paredes dos salões, nas antigas cavalariças do solar.
Para o secretário, a obra dignifica a cultura de Campos. “Pela primeira vez teremos um museu histórico, onde poderemos conservar a nossa memória, ao mesmo tempo em que vamos revitalizar o Centro da cidade”, afirma o secretário.
Com a supervisão do museólogo Carlos Freitas, atual diretor do Arquivo Público de Campos, e contando com o apoio do IPHAN, a municipalidade vai realizar um seminário para se discutir que tipo de museu nós teremos. “A idéia inicial é instalar uma livraria no térreo dentro de um complexo do tipo “café concerto”, do tipo existe na Casa de Cultura Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro”, conta Orávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















