Notícia no detalhe
Educação inscreve para Programa Brasil Alfabetizado
A Secretaria Municipal da Educação está com inscrições abertas para formar novas turmas para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O programa é do governo federal, desenvolvido em parceria com os estados e municípios. Em virtude de mudanças administrativas nas coordenações, o programa do estado foi suspenso em Campos. As novas inscrições do município têm como finalidade amparar os alunos que eram atendidos pelo estado.
A coordenadora do PBA, em Campos, Margareth Moreira Manhães, recebeu no gabinete da secretaria uma turma de professores que faziam parte do programa pelo estado. Algumas já possuem turmas formadas e disseram que têm interesse em permanecer no programa. Margareth informou que, em virtude da suspensão do PBA no estado, ela entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e o órgão autorizou abertura de novas turmas no município.
- Os professores do estado que estiverem interessados em fazer parte do programa pelo município deverão se desvincular do estado. Para fazer o cancelamento, eles deverão procurar a coordenadoria ou buscar informações com o seu supervisor. Estamos recebendo novas inscrições até sexta-feira (25). Os interessados em alfabetizar deverão apresentar cópia dos documentos pessoais, comprovante de 2º grau, preferencialmente, de formação de professores - informa a coordenadora do PBA.
Segundo Margareth, em virtude da previsão que o município fechou com o Ministério da Educação no ano passado, em março, será aberto um número reduzido de turmas, “mas estamos fazendo contato com o MEC para fazermos uma adesão maior a partir de julho. Os interessados em alfabetizar, podem ir formando suas turmas e procurar a coordenação do PBA do município, que funciona na sede da secretaria de Educação, na Praça Cinco de Julho nº 60, Centro”.
Alfabetização universalizada - O principal objetivo do PBA é universalizar a alfabetização para jovens e adultos acima de 15 anos. A Secretaria Municipal de Campos possui, atualmente, 117 alfabetizadores do PBA e cerca de 1.280 pessoas sendo alfabetizadas. Para fazer parte do programa, os alfabetizadores deverão formar turmas de, no máximo, 15 alunos na zona urbana e 10 na rural. A carga horária semanal é de oito horas. As aulas poderão ser realizadas em escolas públicas, associações de moradores, igrejas etc.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 18:29:38 Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
2208 16h05CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia
6Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19