Notícia no detalhe
Educação em concurso nacional de contadores de histórias
Campos foi um dos 3 mil municípios escolhidos para participar do Projeto “Contadores de Histórias Encantadas”, numa parceria do Ministério da Cultura, Ampla, Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. O projeto “Contadores de Histórias Encantadas” consiste num concurso nacional de escrita e narração de histórias por alunos do 4? ou 5? ano do ensino fundamental. Os professores destas turmas da rede municipal de ensino já começaram a receber as fichas de inscrição que deverão ser entregues até a primeira quinzena de março.
As escolas inscritas vão receber um DVD com uma aula virtual para os professores, um livro com 16 propostas de atividades simples e criativas para serem desenvolvidas em sala de aula, 25 fichas com histórias brasileiras para serem utilizadas no desenvolvimento das atividades propostas e um cartaz com sugestões de leitura para o público infanto-juvenil. Campos faz parte da região que vai de Angra dos Reis, passando por São Gonçalo e Magé a Itaperuna e vai concorrer com escolas do Ceará, Goiás e do Sul.
Na segunda quinzena de março será feita a capacitação presencial com os professores. Em abril as produções das crianças começarão a ser enviadas. O prazo para o envio das produções termina no dia 12 de agosto. Em novembro sairá o resultado que vai contemplar as escolas dos autores das 30 melhores histórias com kit’s multimídias (data show, notebook e tela para projeção) e câmeras digitais.
As histórias selecionadas por um júri especializado vão integrar o livro “Contadores de Histórias Encantadas”, que vai ser lançado em dezembro e vai ser distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas de todo o Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-772969 ou pelo e-mail: contato@contadoresdehistoriasencantadas.com.br.
- As nossas parcerias com a Ampla têm dado resultados excelentes, principalmente porque os projetos desenvolvidos pela Ampla são voltados para atividades lúdicas, como a de contação de histórias, que valorizam a aprendizagem em sala de aula. Temos trabalhado com a Ampla há algum tempo, como no Projeto Cultura sobre Rodas e o Consciência Cultural. Este ano, de uma forma mais ampliada, já aprovamos o projeto de primeira”, informou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 18:29:38 Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
2208 16h05CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia
6Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19