Notícia no detalhe
Fórum Municipal da Igualdade Racial nesta sexta-feira
O I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial acontece nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O encontro tem como objetivo o preenchimento de 10 vagas do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, pelas entidades da sociedade civil com sede no município. A Lei 8.191, que cria o conselho, foi sancionada pela Prefeita Rosinha Garotinho e publicada no Diário Oficial do Município no dia 22 de dezembro do ano passado.
- A participação da sociedade civil na discussão das políticas públicas significa um importante avanço – ressalta o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luís dos Santos.
O encontro terá a participação da secretária Executiva do Conselho Nacional de Promoção Igualdade Racial (CNPIR), Oraida Abreu, que vai representar a Ministra da
Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), Luiza de Barros. Ela vai fazer uma palestra, às 11h, sobre “Avanços e perspectivas da política de promoção da igualdade racial. A conselheira do CNPIR, Miriam Stanescon, vai abordar “A participação popular na promoção da Igualdade Racial. A palestra está marcada para às 14h15h. Também participará do evento, o promotor do Ministério Público do Trabalho, Wilson Prudente.
Inscrição - Podem se inscrever para o fórum, entidades da sociedade civil que comprovarem a atuação na promoção de ações de igualdade racial e que desempenham suas atividades em alguns dos segmentos: movimento negro, quilombola, trabalho, juventude, gênero, religiosidade, jurídico, cultura, educação, saúde, rural, pesquisa, indígena e cigano.
- As inscrições serão feitas durante a realização do fórum, das 8h às 17h, no Teatro de Bolso, na Rua Gesteira Passos, 11, esquina com a Avenida 15 de Novembro, Centro – informa a presidente da comissão organizadora do evento, Salvadora Maria Ribeiro de Souza.
Para se inscrever, as entidades devem apresentar a seguinte documentação: estatuto constando a missão e as ações de inclusão social em defesa ou garantia dos direitos da população negra e de outros segmentos étnicos raciais do município, CNPJ, cópia autenticada da ata de eleição da diretoria atual e relatório consubstanciado das atividades desenvolvidas pela instituição.
A seleção das entidades participantes do fórum será dividida em duas etapas: fase inicial de habilitação e fase final de seleção. Os critérios para a seleção das entidades habilitadas serão: entidades que desenvolverem atividades de promoção da igualdade racial em maior número de segmentos, entidades que tenham no mínimo um ano de existência e defesa da instituição. Em caso de empate, o desempate ficará a cargo da plenária do fórum.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore