Prefeitura e Asflucan debatem suspensão das atividades da Canabrava e canais
Numa reunião de emergência, a Prefeitura e a Asflucan debatem nesta segunda-feira (05), soluções para demandas geradas com a suspensão das atividades da Usina Canabrava e as medidas para desobstruir os canais.
Mediante os transtornos que afetam o setor produtivo no segmento rural, como a suspensão das atividades da Usina Canabrava que afetam fornecedores de canas de Campos e São Francisco de Itabapoana, bem como a obstrução da malha de canais urbanos da Baixada Campista, que afetam as atividades da agricultura, pecuária e pesca nos municípios de Campos, Quissmã e São João da Barra, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) se reúnem na noite desta segunda-feira (05), na sede da Associação, com dirigentes de entidades do setor rural na busca de soluções.
“O setor rural na região é afetado por demandas recorrentes nos períodos de estiagem e de enchentes em relação à malha de canais que, infelizmente, não recebem a devida manutenção e, por isso, estão constantemente assoreados e com excesso de esgoto e de vegetação que impedem a adução de água como ocorre agora no período de estiagem. No período das intensas chuvas, a obstrução dos canais impede a drenagem das águas e os alagamentos nas áreas agrícolas. Inclusive. em algumas regiões urbanas no interior de Campos, São João da Barra e Quissamã”, pontua o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DA USINA CANABRAVA - O secretário destaca que na reunião vão buscar medidas mitigadoras para os impactos causados pela suspensão das atividades da Usina Canabrava. “De forma inesperada acontece agora a suspensão das atividades da Usina Canabrava e isso afeta produtores rurais que fornecem cana para esta usina e, também, afeta o município que perde receita gerada pela empresa. Na busca de mitigar essas questões a Asflucan promove um debate e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca se fará presente para juntos encontramos soluções”, informa o secretário, Almy Junior.