Notícia no detalhe
Rosinha no STF em defesa dos royalties
A Prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) está, neste momento, no Supremo Tribunal Federal (STF), onde aguarda para ser recebida em audiência pelo presidente do órgão, o ministro Gilmar Mendes. A prefeita Rosinha e os prefeitos da região aguardam a chegada do governador do
Rio, Sérgio Cabral, que atrasou em função de eventos realizados no Rio, para o início da audiência.
Rosinha ressalta que a ida ao STF tem como objetivo sensibilizar a casa, que considera a “Guardiã da Constituição”, sobre a inconstitucionalidade da emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro, que pretende redistribuir os royalties para todos os municípios brasileiros, prevista para ser votada a partir das 13h desta quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados.
Em entrevista, por telefone, no programa Balanço Geral, da TV Record, a prefeita falou sobre a expectativa dela e dos prefeitos que fazem parte da comitiva. “Estamos reunidos numa comitiva com prefeitos dos municípios produtores de petróleo e com empresários representando a sociedade civil. Estamos aguardando a reunião com o ministro Gilmar Mendes para fazer um apelo em relação à nossa situação”, disse a presidente da Ompetro, que acredita que o Congresso deverá aprovar a emenda Ibsen.
- A Câmara Federal antecipou a reunião que, antes, ia ser às 16h e, agora, será às 13h. Estamos no Supremo, que chamamos de “Guardiã da Constituição”, como forma de nos agarrar a uma solução para as cidades produtoras. Acreditamos que o ministro não vai se colocar nesta reunião a nosso favor, porque ele não pode se posicionar, mas acompanhando o ministro em votações anteriores, sabemos que Gilmar acredita que os recursos são originários dos próprios municípios produtores, assim como a ministra Ellen Gracie [relatora do Mandado de Segurança que poderá suspender a votação] também acredita . Mais detalhes, mais tarde, após a audiência.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
- 19/05/2025 11:52:17 FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
- 19/05/2025 11:03:26 Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
- 19/05/2025 10:06:04 Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
1905 11h52FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
1905 11h03Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
1905 10h06Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
1905 09h16Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa