Prefeitura e Estado definirão traçado para execução de obra emergencial no Farol
A reunião com o representante do Estado foi mediada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino. Focando na integração das pastas, foi proposta criação de Grupo de Trabalho, que se reunirá semanalmente
Será definido nesta quarta-feira (16), durante uma visita técnica, o traçado do novo trecho que será construído de forma emergencial pela Prefeitura de Campos para desviar o trânsito de veículos da estrada vem que sofrendo com os efeitos do processo erosivo no Xexé, no Farol de São Thomé. Em reunião pela manhã, foi montada uma comissão, composta por representantes das Secretarias de Defesa Civil; Obras, Infraestrutura e Habitação; e Agricultura, Pecuária e Pesca, que, acompanhada do gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu, Heron Costa, irá ao local avaliar a situação e iniciar o planejamento das ações, definindo de imediato o traçado do novo acesso que será criado.
Na reunião, o representante do Inea ressaltou o interesse do órgão na construção da nova estrada. “Diante da dificuldade que já existe de trafegar pelo local, a população está passando por cima da vegetação e aquela área está inserida numa Unidade de Conservação de Proteção Integral. Precisamos disponibilizar um único acesso, viável. Quero estar junto da Prefeitura neste processo”, destacou.
O Secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, frisou a importância de uma intervenção emergencial, para oferecer segurança aos motoristas e motociclistas que, diante da necessidade, continuam se arriscando e utilizando a estrada para ter acesso ao Açu, em São João da Barra.
“Em visitas anteriores tivemos contato com diversos profissionais, do Porto do Açu e também pequenos produtores da região que utilizam aquele acesso para garantir o seu sustento. Reconhecemos a importância da estrada e a necessidade urgente de buscar uma alternativa segura para todos que por ali trafegam. Ter o apoio do Inea somando ao engajamento do prefeito Wladimir Garotinho nesta empreitada é de suma importância e nos ajuda a dar respostas à população”, disse Pascoutto.
A reunião com o representante do Estado foi mediada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino. Focando na integração das pastas, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho, que se reunirá semanalmente para discutir todas as etapas deste processo. Participaram ainda desta primeira discussão secretários e representantes das Secretarias de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente e das demais pastas que compõem a comissão que fará a vistoria técnica nesta quarta-feira.