A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), concluiu as atividades da primeira turma do projeto “Quando quem ama se cuida”, voltado à promoção de saúde mental dos profissionais da rede municipal de ensino. O projeto aconteceu de forma virtual, por meio de workshop em plataforma digital, com início em 08 de abril. Foram contemplados 200 profissionais nesse primeiro grupo e a expectativa é atingir cerca de 800 pessoas somente este ano, informou o secretário da pasta, professor Marcelo Feres.
“A próxima turma será aberta em junho. Todos os participantes receberão certificado de 08h de participação. O objetivo é colaborar para a construção de sujeitos sociais que assumam o protagonismo de sua saúde e de suas vidas, por meio da articulação entre a Educação e a Saúde”, afirmou professor Marcelo.
De acordo com a Coordenadora do PSE, Catia Mello, o projeto é desenvolvido pelas psicólogas do PSE, Silvia Nascimento e Pâmela Nogueira. “Esse é um desafio que atinge todo o território nacional e, particularmente, o nosso município, onde houve aumento no acesso às redes de saúde mental durante a pandemia. Por isso, as ações propostas pela Psicologia do PSE contemplam a promoção de Saúde, na perspectiva psicológica de caráter preventivo”, explicou.
Segundo Silvia, o contexto da pandemia trouxe a urgência para algumas reflexões. “Falamos sobre a Fome Emocional com a nutricionista Viviane Barreto; sobre a Comunicação Eficaz com a fonoaudióloga Isabela Brant, e finalizamos com a fisioterapeuta Danieli Nascimento, trazendo exercícios de alongamento necessários no home office e estratégias para manter o autocuidado. O objetivo era instrumentalizar os participantes quanto às diferentes formas de buscar saúde com atenção plena. Durante os encontros foram realizados exercícios de respiração e exercícios de gratidão que comprovadamente não possuem contraindicação e fortalecem o sistema imunológico”, comentou.
Para Pâmela, "os encontros proporcionaram reflexões e exercícios muito valiosos para o autocuidado dos profissionais da educação, sobretudo com as questões emocionais, entendendo que o estresse psicológico afeta todos os campos de nossa vida e também é acompanhado por um aumento na tensão física. Foram trabalhadas estratégias e habilidades de autorregulação emocional como ferramentas importantes para uma vida mais saudável".
A capacitação promoveu impacto positivo na vida dos participantes, como Elisa Pessanha Rocha, da Escola Municipal Senador Tarcísio Miranda. "O Workshop foi muito produtivo para mim, tendo acrescentado vários hábitos saudáveis à minha rotina. Eu comecei a praticar diariamente as técnicas de respiração, passei a deixar minha garrafinha com água na mesa, justamente para não esquecer e, além disso, hoje eu descobri que poderia também fazer alguns exercícios de alongamento na própria cadeira onde trabalho, o que também ajuda muito a aliviar a tensão do trabalho”, disse. “Vocês conduziram os encontros com muita leveza, proporcionando um ambiente de descontração e trocas de experiências que certamente levaremos para nossa vida. Penso que nesse momento de pandemia ações como essas são de suma importância. Seria ótimo poder ampliar o projeto”, concluiu Elisa.