O Secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, participou da cerimônia de certificação internacional do Projeto Living Peace, na Escola Municipal Getúlio Vargas, em Tocos, nesta quarta-feira (5).
A unidade foi selecionada e premiada por ter participado da articulação com o Círculo Universal de Embaixadores da Paz, o Projeto Living Peace International. A proposta foi coletar poemas de paz de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade da rede municipal de ensino, para serem publicados no livro Dourado “Os Filhos da Terra”.
Ele estava acompanhado da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello, responsável pela implantação do projeto em Campos. Dezenas de alunos desta e de outras unidades escolares municipais enviaram suas poesias e as selecionadas ficarão hospedadas no site
http://www.livingpeaceinternational.org/br/.
“O projeto Living Peace International é um percurso de educação para paz e que trabalha no sentido de reforçar as colaborações e iniciativas existentes no mundo para a construção de uma rede de paz que abrace todo o planeta", explicou o secretário.
A coordenadora do Living Peace International do Brasil, Maria de Fatima Prieto Martins, enviou carta parabenizando o município, as escolas e os alunos pela iniciativa (
Leia Aqui).
Marcelo entregou o certificado aos estudantes Kamilly Vitória e Luis Guilherme, que representaram os demais participantes na cerimônia. "Vocês são o exemplo do que a gente quer para todas as escolas e creches da nossa rede. É possível enxergar muita vida nessa escola Getúlio Vargas, mesmo com as atividades de forma virtual. Esse reconhecimento é um valor simbólico de que estamos no caminho certo. Usem-no como inspiração para fazer cada vez mais e com qualidade. Parabéns pelo reconhecimento que não é só no Brasil; é um reconhecimento internacional. A principal mensagem é de que a gente pode e deve sonhar. Que a pandemia não limite nossas ações", discursou o secretário.
Cátia falou da proposta. "É uma ideia muito simples e para mim também foi uma surpresa a escolha de Campos para o Livro de Ouro. Não foi apenas riscar uma poesia, foi um preparo que envolveu pais, professores, um gestor atuante, que soma. Agradeço ao secretário Marcelo. Eu também não desenvolveria essas atividades se o secretário não me desse asas pra voar. Nós somos apenas ponte. O trabalho de vocês merece reconhecimento", comentou.
O diretor da escola, Luiz Augusto Bernardo, falou do empenho dos professores e estudantes. "Apesar de estarmos sentindo muito falta do convívio diário com os alunos, tanto eles quanto nossos funcionários seguem empenhados e dando o melhor de si", disse. A cerimônia contou, ainda, com participação de professores envolvidos no projeto e da professora aposentada, Roseneia de Souza, que declamou um poema de Carlos Drummond de Andrade.