Notícia no detalhe
Planetário atrai atenção das crianças na orla do Farol
Não poderia ser diferente. Quem passava pelo calçadão do Farol, na área da Aldeia do Sol, na noite desta quinta-feira (10), quando o planetário do Clube de Astronomia Louis Cruls foi montado, não deixava de dar uma espiadinha na lua ou mesmo ver de perto o universo, com as devidas explicações dos especialistas na área, que contemplavam o público, especialmente o infantil.
Segundo o coordenador do clube, Marcelo Oliveira, sempre que o planetário é montado, é uma grande atração para as crianças. Até mesmo aqueles que já conhecem o trabalho, sempre têm interesse em voltar para ver mais uma vez. “É importante dizer que quem sempre participa com maior entusiasmo são as crianças. São elas que trazem os pais e isso é importante, pois representam a esperança em dias melhores”, afirmou Marcelo. “Várias dessas crianças passam a se interessar mais intensamente pelo assunto e até mesmo a estudar os astros”, ressalta.
A exposição do planetário e a disponibilização dos telescópios para observação do céu é uma ação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e vai se estender até domingo (13), na área próximo à Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. O “Farol Estrelado” vai ter ainda, o lançamento de foguetes à base d’água e oficinas de noções básicas de Astronomia, destinadas ao público em geral e a crianças de 6 a 12 anos.
O planetário, que é a principal atração para o público, tem capacidade para receber até 25 pessoas em cada apresentação e conta com um software digital, que mostra os planetas do sistema solar mais de perto. “O interesse é sempre grande e todos querem ter a experiência de ver os astros de perto”, afirmou Otávio Jardim, um dos integrantes do Clube de Astronomia Louis Cruls.
O evento tem apoio do Unawe, programa de Astronomia para crianças, reconhecido pela Unesco no Brasil, Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro e Astrônomos Sem Fronteiras.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















