Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) promoveu nesta terça-feira (23) uma live que contou com a participação da primeira-dama, Tassiana Oliveira. A live falou sobre proteção social especial à pessoa com deficiência em tempo de pandemia. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, afirmou que o Governo Wladimir Garotinho vai renovar as parcerias com a instituição e manter os repasses em dia.
Tassiana escutou as demandas da presidente da Apape, Naira Peçanha, se comprometeu a levar para o prefeito e, ainda, deixou para os que assistiam a live, o comprometimento do governo com a assistência social, em especial às pessoas com necessidades especiais, assim como o fortalecimento do processo de inclusão dos mesmos.
“Um governo, além de ser administrativo, tem que ser atuante e presente. Wladimir gosta de estar na rua e esse contato com a população, com as pessoas, é muito importante, pois nos sensibiliza ainda mais. A gente consegue enxergar de uma forma mais objetiva o trabalho que realizamos. O governo de Wladimir é a soma disso tudo. É a responsabilidade administrativa e o compromisso com a sociedade, mas também é esse contato, esse carinho, nossa presença com a população”, disse.
A primeira-dama citou a entrega do cheque de R$ 110 mil, realizada na última semana às instituições assistenciais do município, pelo prefeito. A emenda é fruto do trabalho de Wladimir Garotinho enquanto deputado federal. “No plano de governo de Wladimir está a criação de salas sensoriais e oferecimento de salas com recursos multifuncionais. Esses projetos estão em pauta. Estamos no início do governo e vivendo uma situação difícil para todos com essa pandemia. Acredito que assim que possível, muitos dos projetos voltados para essa área vão estar disponíveis”, sinaliza a primeira-dama.
A presidente da Apape agradeceu a parceria entre o governo municipal e a instituição. “Vocês chegaram com muita disposição, com muita força de vontade de se juntarem a nós. Vocês já foram nos visitar, conhecer os serviços, estão sempre por perto. Isso nos trouxe uma confiança muito grande. Ter vocês junto conosco está sendo uma grande satisfação. Estamos no mês da conscientização, respeito à Síndrome de Down e todo esse processo de inclusão teve início através das famílias que tem seus filhos com Down. Elas abriram essa luta de combate ao preconceito e hoje eu vejo essa parceria com o poder público que, para nós, é muito importante”, relatou Naira.
Rodrigo, esclareceu que a parceria entre a Prefeitura de Campos, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Humano Social e as instituições, é necessária. “Não há como andar sozinho. É necessário a sociedade civil estar abraçada, andar de mãos dadas com o poder público. Hoje nós alcançamos 764 pessoas que tem a possibilidade de ter a vida diferente graças essa parceria com as instituições”. Também estiveram presentes na live, a subsecretária de Desenvolvimento Humano Social, Andréia Viana e a assistente social da Apape, Paula Muniz.