Notícia no detalhe
Mutirão contra dengue no Novo Jóquei nesta quinta-feira
O bairro Novo Jóquei se prepara para receber um novo mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes agypti. A mobilização acontecerá nesta quinta-feira (10), das 8h às 13h. Oitenta agentes de endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue atuarão na ação, que tem como objetivo eliminar os materiais e depósitos inservíveis, combatendo os possíveis criadouros do mosquito.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, o trabalho será iniciado no final da Avenida Presidente Keneddy e percorrerá os pontos estratégicos do bairro. “Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão atuar de forma a identificar os terrenos baldios e imóveis considerados pontos críticos. As informações serão repassadas à Postura Municipal e à Secretaria de Serviços Públicos”, destaca o secretário.
A ação é uma das medidas adotadas pela prefeitura para evitar epidemia no município. De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Marcelo Duarte, o trabalho de rotina do CCZ prossegue de segunda a sexta-feira, em toda a cidade. “Cerca de 400 agentes sanitários fazem o trabalho preventivo domiciliar de rotina. Por dia, cada agente visita uma média de 20 a 22 imóveis”, ressalta.
Além da aplicação de larvicidas, o CCZ faz, ainda, trabalhos de orientação à população em escolas, universidades, empresas públicas e particulares. Em dezembro do ano passado, 500 agentes participaram de um curso de capacitação sobre a doença. Solicitações de palestras ou denúncias podem ser feitas através do telefone do órgão 0800 28 28 822.
Notificação - A Secretaria de Saúde enviou ofício aos hospitais e clínicas, solicitando mais agilidade na notificação de dengue e de outros agravos de natureza infecciosa, como meningite e leptospirose. A notificação deve ser feita ao Setor de Epidemiologia, pelos telefones 08000 22 40 60, 2726-1378 ou 2733-2820 (fax). Ou, ainda, via internet, através do prontuário eletrônico da dengue, disponível em www.saude.campos.rj.gov.br/dengue.
Balanço - Na terça-feira (1º), outro mutirão aconteceu em Guarus. Cerca de 500 agentes de combate do CCZ atuaram em 10 bairros do subdistrito. Eles visitaram 11.918 imóveis e encontraram 38 quarteirões com focos do mosquito. Ao todo, 698 sacos de lixo e 123 pneus foram recolhidos. Cinquenta e oito terrenos foram limpos e 24 caixas d´água receberam telas. Onze carros fumacê e quatro caminhões da Secretaria de Serviços Públicos foram utilizados para recolher os materiais inservíveis. Em 8 de janeiro, a mobilização ocorreu em Farol de São Thomé.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















