Notícia no detalhe
Campos terá Serviço de Verificação de Óbitos
Campos vai sediar o primeiro pólo de Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do norte e noroeste fluminense. O órgão vai investigar óbitos de causa indeterminada, através de exames de necropsia. O objetivo é intensificar e melhorar os registros para, assim, melhorar também a qualidade da assistência à população, reduzindo o número de mortes.
O Serviço difere do trabalho realizado no Instituto Médico Legal (IML), que é responsável por atestados de óbitos em casos de mortes externas, como em acidentes ou envolvendo crimes violentos. Em 2010, o Superintendente de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Alexandre Chieppe, esteve na cidade realizando visita técnica para verificar a futura instalação do pólo no Hospital Escola Álvaro Alvim e aprovou o projeto da Secretaria de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o estado do Rio só conta com esse serviço na cidade de Cabo Frio. No entanto, Campos será sede de um pólo maior, com um serviço de referência no interior do estado.
- Desde o ano passado, estamos fazendo uma série de Câmaras Técnicas com diversos o órgãos e entidades municipais e de outras instâncias, como Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Ministério Público, Secretaria da Família e Assistência Social e Secretaria Municipal de Justiça, a fim de implantarmos o serviço - afirmou o secretário.
O Superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury, esclareceu que o município aguarda parecer da Sesdec quanto à planilha orçamentária do projeto. “Já instalamos o Setor de Dados Vitais, que visa conjugar todas as informações de Vigilância em Saúde para fortalecer os indicadores pactuados com o Ministério da Saúde”, informou CHarbell.
O objetivo do Setor de Dados Vitais (SDV) é facilitar o refinamento de informações como as diferentes causas de óbitos no município, o que vai contribuir para a implantação do SVO. O SDV engloba os Sistemas de Informação do Câncer de Colo e do câncer de mama (SisColo e Sismama), Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SisPré-natal) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Municipal (Cievs), que conta com o Prontuário Eletrônico da Dengue e o Prontuário Eletrônico de Acidentes do Trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa