Notícia no detalhe
Estrutura da rede socioassistencial é apresentada ao Ministério dos Direitos Humanos
A equipe conheceu a estrutura da rede socioassistencial formada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar
Alinhar e traçar estratégias para o melhor atendimento e garantia do direito da criança e do adolescente foi tema da reunião com os técnicos da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O encontro aconteceu na casa dos Conselhos.
Os técnicos do ministério consideraram o Programa Saúde na Escola (PSE) referência nacional, por isso, a terceira fase da estruturação do Programa Nacional para prevenção do risco sexual precoce e gravidez de crianças e adolescentes aconteceu na cidade e a equipe conheceu a estrutura da rede socioassistencial formada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar.
Segundo a Coordenadora-Geral de Fortalecimento de Garantias de Direitos, Alinne Duarte, a sociedade precisa focar na prevenção e na promoção em todos os aspectos. “A gente tem um olhar sensível porque sabemos como o conselheiro tutelar sofre na ponta. Enquanto governo, temos responsabilidade do cuidado com a criança e o adolescente e com a prevenção teremos êxito em qualquer politica. A nossa perspectiva é trabalhar no eixo de capacitação e no auxilio na estruturação das ações com os municípios. Estamos cuidando de quem cuida”, explicou a coordenadora que estava acompanhada da diretora de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente SNCA, Luciana Dantas.
O Ministério disponibiliza para a população cursos de capacitação na Escola Nacional da Criança e do Adolescente (ENDICA).
A gente celebrou termo de parceria com a Universidade Federal Fluminense para conscientizamos a prevenção e com a iniciativa do ministério poderemos ampliar nossos serviços no fortalecimento de vínculos e conscientização. Fazer a proteção básica na ponta é de extrema importância para redução de danos. Não estamos deixando de assistir a população mesmo com a pandemia – disse o Rodrigo Carvalho, secretário de Desenvolvimento Humano e Social.
Participaram da reunião, os subsecretários de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Coutinho, e de Politicas para Mulher, Josiane Viana; as conselheiras Tutelar, Mannu Ramos e Alessandra Crespo; a coordenadora do FortaleSer, Valéria Palhares, a diretora de proteção Básica, Paloma Campos e técnicos dos equipamentos sociais.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/09/2025 18:09:43 Professores de Computação no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 15/09/2025 17:56:37 Política Nacional Aldir Blanc: Oficinas gratuitas vão preparar agentes para editais
- 15/09/2025 17:43:09 Capacita Agro amplia a qualificação para agricultores e trabalhadores rurais
- 15/09/2025 17:05:19 Secretaria de Captação de Recursos realiza capacitação em parceira com o CRCRJ
- 15/09/2025 16:26:44 Visita técnica avalia situação de famílias da Ilha do Mombaça
Professores de Computação no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1509 17h56Política Nacional Aldir Blanc: Oficinas gratuitas vão preparar agentes para editais
1509 17h43Capacita Agro amplia a qualificação para agricultores e trabalhadores rurais
1509 17h05Secretaria de Captação de Recursos realiza capacitação em parceira com o CRCRJ
1509 16h26Visita técnica avalia situação de famílias da Ilha do Mombaça
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles