Novembro é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 25. A data lembra a importância da doação no período em que antecede as festas de fim de ano, quando a necessidade de doadores tende a ser maior. Se antecipando a este momento, já no início de novembro, o Hemocentro Regional de Sangue convoca a todos para que, desde já, compareçam aos polos de captação de sangue -seja do Hospital Ferreira Machado (HFM) ou através da unidade móvel.
- Precisamos da doação de todos os tipos sanguíneos e seguimos na campanha para que mais pessoas possam aderir a nossa causa, que é de toda a região. Somente na última campanha realizada, tivemos 166 doadores mobilizados. O hemocentro vem trabalhando seja através de campanhas ou ida até locais onde os grupos estejam dispostos ao ato de doar, através da unidade móvel. O ideal é que tenhamos 70 doações por dia, estamos com números abaixo deste ideal, mas a luta segue principalmente neste fim de ano, quando a necessidade de doadores tende a ser maior. Convocamos a todos para entrar para o time de doadores e poder, assim, comemorar conosco o dia 25 de Novembro- pontua a diretora do Hemocentro, médica hematologista Sandra Chalhoub.
Para doar, as pessoas podem ir diretamente ao Hemocentro Regional, no Hospital Ferreira Machado. O Hemocentro funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
Além disso também é possível doar através da unidade móvel do Hemocentro Regional, que vai até igrejas, condomínios e comunidades, inclusive, em outros municípios. Atualmente, os agendamentos podem ser feitos, também, através do e-mail hemohfm@yahoo.com.br. Na unidade móvel, além do processo cuidadoso de assepsia, atualmente as doações são realizadas em dupla, quando antes eram feitas em grupo de quatro, tudo para evitar aglomeração. Este ano a unidade móvel contabiliza mais de 50 saídas para captação de sangue em diferentes locais.
Para doar - A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer a um polo do hemocentro munido de documento original com foto. Pessoas que possuem menos de 18 anos precisam de um termo de consentimento assinado e a presença do responsável durante o cadastro e enquanto estiver doando (aguardando do lado externo). Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.