Notícia no detalhe
Campos tem outubro quatro vezes mais chuvoso que o mesmo mês de 2019
Índice acumulado em 10 meses em 2020 já é quase o mesmo de todo o ano passado, quando choveu forte principalmente em novembro e dezembro.
Os ventos fortes e chuvas intensas, do ciclone subtropical que atingiu a Região Sudeste desde a última quarta-feira (28), como previsto pelos institutos de meteorologia, elevaram o índice pluviométrico de Campos dos Goytacazes em outubro, que fechou o mês com 138,3 mm. Isso é mais de quatro vezes o índice do mesmo mês em 2019, que ficou em 33,4 mm. Até agora, nestes 10 meses de 2020, o índice soma 827,2 mm, diante de 557,7 mm no mesmo período do ano passado. E já fica próximo do somatório de 2019, que fechou o ano em 894,4 mm.
- Essas variações são normais, ou seja, ocorrem de um ano para o outro, sob a influência de variados fatores. No ano passado, por exemplo, choveu mais a partir de novembro - afirma o coordenador de Defesa Civil municipal, Edison Pessanha, observando que somente nos dois últimos meses de 2019 choveu 336,7 mm.
O coordenador lembra que 2017, por exemplo, foi um mês excepcionalmente generoso em termos de chuva. "Naquele ano, o índice pluviométrico somou 1.033,0 mm, um índice acumulado bem acima do que realmente ocorre", lembra. Situação que gera benefícios, principalmente, quando as chuvas são bem distribuídas. Quando concentradas em curto período, costumam causar desastres e danos diversos.
Prejuízos podem ocorrer também quando acontece o contrário: baixo índice acumulado de chuva no ano e distribuição extremamente irregular, o que pode levar a perdas na agricultura, pecuária ou até mesmo alta nos preços das tarifas de energia elétrica, devido à queda dos níveis das barragens das hidrelétricas.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















