Notícia no detalhe
Terminado o primeiro levantamento do Censo Quilombola
Primeiro levantamento no Brasil das comunidades quilombolas, o Censo Quilombola, realizado entre os meses de fevereiro e setembro de 2010 pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, proporcionou às quatro comunidades localizadas na Região do Imbé, oficialmente reconhecidas como remanescentes de quilombos e seis agrupamentos espalhados no município com características similares às das comunidades oriundas de escravos, diversas ações nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Saneamento Básico. O estudo foi realizado pelo Centro de Tradições Afro-Brasileiras.
Para o presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, o documento, entregue no último dia 17 à Prefeita Rosinha Garotinho, está atingindo seu objetivo de dotar de condições dignas para sobrevivência, com a implementação de políticas públicas por meio de programas municipais e parcerias com órgãos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Concomitantemente, com a captação de informações sócio-econômicas e culturais pelo órgão, o Incra realizou um levantamento antropólogico das comunidades, identificando aquelas que realmente são remanescentes de quilombos escravos.
- A partir do censo, algumas solicitações foram feitas e a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo melhorou as estradas de acesso às comunidades e a Campos Luz implantou iluminação pública. Além disso, pudemos constatar que as jovens engravidam precocemente nessas comunidades e que os alunos, depois da primeira fase do Ensino Fundamental, abandonam a escola por dificuldade de acesso às escolas em outras localidades. Todas essas informações só nos ajudaram a traçar ações que beneficiem as famílias - salientou Jorge Luiz.
Ao mesmo tempo, as comunidades começaram a contar com o Paaq, que leva atendimentos de saúde às famílias, com atendimento de médicos e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de cadastramento no programa Bolsa Família, atendimento odontológico, vacinação, entrega de medicamentos e outros serviços.
O presidente destacou, ainda, a mobilização do governo municipal para reivindicar a anistia da dívida contraída por mais de 100 famílias com o Incra, em 1978, quando elas foram reconhecidas como assentadas rurais. A cobrança da taxa ao Incra por uma linha de crédito que foi disponibilizada a eles pelo órgão no final dos anos 80, continuou sendo paga mesmo após o ex-presidente Lula sancionar, em 2004, a lei que reconhece às comunidades quilombolas o direito à anistia da dívida.
- Para solucionar o impasse da cobrança e, também, pleitear a ampliação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas, nós com a secretaria municipal de Saúde buscamos ajuda do governo federal. A luta começou ano passado. Já fomos a Brasília para levar recibos de comprovante do pagamento da taxa pelas famílias que reunimos. Esses recibos completaram a documentação necessária para o processo de suspensão dessa taxa, que varia de R$ 400 a R$ 1,5 mil - lembrou Jorge Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















