Notícia no detalhe
Prefeito Rafael Diniz participa da missa pela 368ª festa do Padroeiro de Campos
A celebração também foi transmitida pelas redes sociais da Diocese
O prefeito Rafael Diniz, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Fred Machado, acompanhou, na manhã desta quinta-feira (6), uma das missas pela passagem do Dia de São Salvador, padroeiro do município. A missa pelos 368 anos da festa, celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferreria Paz e transmitida pelas redes sociais da Diocese de Campos, teve como palco a Catedral do Santíssimo Salvador com presença bem reduzida de participantes, devido ao distanciamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.
- Enfrentamos um momento difícil e a pandemia nos obriga a estes cuidados, mas também nos leva a refletir por mais atenção ao próximo, mais solidariedade. Este é um ensinamento que a Madre Tereza (de Calcutá) sempre pregou, mas que por vezes tem que ser reforçado. É hora de levarmos ao próximo essa solidariedade na luta para vencermos essa pandemia - apelou o religioso.
Na pregação, Dom Roberto lembrou outros momentos difíceis vividos pelos campistas, como nas pandemias de cólera de 1855 e de Gripe Espanhola no final da década de 1910, ressaltando que nestas ocasiões, a solidariedade e o amor ao próximo fizeram a diferença. "Na pandemia de cólera, Campos perdeu 975 vidas, o equivalente a 7% da população da época, a maioria mulheres e escravos. E a Igreja e muitas pessoas atuaram no atendimento aos enfermos. O mesmo aconteceu décadas depois, na Gripe Espanhola".
Após recitar diversas passagens bíblicas e novamente apelar à compreensão, solidariedade e amor ao próximo por cerca de uma hora, Dom Roberto recitou um Pai Nosso e dirigiu a solenidade da Santa Comunhão, respeitando o devido distanciamento na distribuição das hóstias. O prefeito Rafael Diniz participou da comunhão.
- Pela primeira vez, temos esta situação, que nos levou a uma solenidade diferente, mas foi com muita alegria que participamos de mais uma missa pela passagem do dia do padroeiro da nossa cidade. É claro que gostaríamos de estar em meio às barracas de doces, ver a prova ciclística, assistir aos shows e outras atrações, mas dessa vez temos que assistir a um novo tipo de celebração, mas o importante é levarmos solidariedade e amor ao próximo, seja no atendimento aos doentes ou na orientação ao povo sobre os cuidados contra a pandemia. Tenho esperança de que vamos sair dessa situação muito mais fortalecidos - ressaltou Rafael Diniz.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/10/2025 18:54:58 Programação da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2025 com novidades
- 13/10/2025 18:40:51 Procon Campos leva projeto Escola do Consumidor a alunos da 29 de Maio
- 13/10/2025 18:10:27 Prefeitura em Ação: 23ª edição acontece no próximo sábado na escola 29 de Maio
- 13/10/2025 17:06:07 Pacientes acompanhados pelo Proapar passam a contar com exame de espirometria
- 13/10/2025 15:33:59 Arquivo Público faz digitalização de inventários e testamentos do período colonial
Programação da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2025 com novidades
1310 18h40Procon Campos leva projeto Escola do Consumidor a alunos da 29 de Maio
1310 18h10Prefeitura em Ação: 23ª edição acontece no próximo sábado na escola 29 de Maio
1310 17h06Pacientes acompanhados pelo Proapar passam a contar com exame de espirometria
1310 15h33Arquivo Público faz digitalização de inventários e testamentos do período colonial
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município