Os cinco segredos para ser feliz foram revelados na última live deste mês por Samuel Pessanha, aluno da Colônia de Férias do Farol de São Thomé. Prestes a completar 100 anos, o aposentado esbanjou alegria e vitalidade para os internautas que acompanharam o encontro virtual do Projeto Idoso? Presente! realizado pela Prefeitura de Campos por meio da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo. Em agosto, as lives continuam e vão abordar temas de saúde preventiva do idoso.
- Bom humor, união da família, amar a Deus, trabalho digno e honesto, e por fim, ajudar ao próximo. Vivendo desta forma estou aí há um século – revelou Samuel, que é viúvo, tem nove netos e sete bisnetos.
Morador da praia campista há 20 anos, no ano passado, ele comemorou o aniversário de 99 anos com os amigos na Colônia de Férias. A intenção, este ano, era fazer uma “festa de arromba”. Mas, infelizmente a pandemia do covid-19 não permite aglomerações e sr. Samuel já marcou uma missa em ação de graças ao centenário de vida.
- Dentro da programação estavam a missa e a festa. Infelizmente, a festa vai ficar para o ano que vem – disse, otimista.
O Educador Físico Léo Everton coordena as atividades físicas na Colônia do Farol. Ele garante que Samuel, apesar da idade, tem muito mais disposição do que pessoas mais novas.
- Eu digo para os meus alunos que nosso corpo é composto por água. E, sabemos de cor e salteado que água parada dá dengue, zika e chicungunya. E lá na Colônia não tem essa história de corpo mole não. Coloco os meus alunos pra mexer o esqueleto. Mesmo com essa nova realidade de aulas virtuais, não deixo ninguém parado. Todos os alunos são ativos, bem dispostos e têm muita vontade de viver com qualidade e autonomia. E Samuel faz parte desse time, sempre dotado de bom humor – afirmou o professor.
Sr. Samuel mora com a filha Fátima Pessanha. Ela revelou que o pai caminha na orla todas as manhãs cumprindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação do coronavírus.
A secretária e a subsecretária, Heloísa Landim e Neli Viter, respectivamente, receberam sr. Samuel e Léo Everton, para o bate-papo.
Para Neli só não envelhece quem morre antes. “Sr. Samuel contribuiu generosamente conosco, nessa noite, ao partilhar seu envelhecimento saudável”.
- Chegamos ao fim de mais um projeto de sucesso como todos os demais que realizamos na Secretaria do Envelhecimento desde o início da gestão, quando o prefeito Rafael Diniz nos confiou a missão de proporcionar à população envelhescente qualidade de vida. Além de dar voz aos idosos, temos uma equipe que preza pela autonomia e empoderamento dos idosos, em todos os níveis. Este sentimento de estar perto mesmo em isolamento social, de saber que essa equipe da Secretaria do Envelhecimento não para, não deixa o idoso isolado proporciona e traz sempre as ações de qualidade com a proposta de qualidade de vida e bem-estar – finalizou Heloísa.