Profissionais da saúde do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos receberam uma homenagem produzida por alunos do Colégio Salesiano Campos, nesta segunda (29). O projeto consiste no trabalho realizado pelos professores, alunos e responsáveis com desenhos e mensagens de apoio e gratidão aos profissionais. Em março, a Prefeitura implantou, em tempo recorde, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos com tecnologia de ponta e equipe multidisciplinar.
Na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o subsecretário da pasta, Dante Pinto, recebeu as primeiras mensagens do Diretor Pedagógico do Salesiano, Arthur Chrispino. Cumprindo isolamento social conforme orientação do município, os alunos prestaram a homenagem sem sair de casa e produziram frases e desenhos que foram entregues diretamente no Centro para incentivar as equipes que atuam na unidade.
A mensagem foi recebida pelo administrador do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, Pedro Colucci, e repassada aos profissionais. “Nesse momento de tensão no combate à pandemia, um gesto como esse nos motiva a continuar firmes no nosso propósito que é ajudar a nossa população. Ainda mais sendo mensagens de crianças”, disse.
Em março, a Prefeitura implantou, em tempo recorde, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos com tecnologia de ponta. A unidade recebe pacientes com suspeita da doença encaminhados por médicos do atendimento 192 - Centro de Informações da Covid. Inicialmente com 40 leitos clínicos, 19 leitos de UTI, além dos cinco leitos da sala vermelha, recentemente foi ampliado para 60 leitos clínicos e 29 de UTI.
A unidade possui estrutura de atendimento com equipes multidisciplinares com mais de 100 profissionais - como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, auxiliares. O Centro conta ainda com recepção para identificação de sintomas e higienização das mãos, diferentes etapas de triagem, consultórios e três andares de internação e uma UTI dedicada ao tratamento da Covid-19. Além disso, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, faixas pintadas no chão e marcações em cadeiras da unidade indicam o distanciamento necessário a todas as pessoas que chegam para atendimento que é 24 horas.