Notícia no detalhe
Atendimentos a idosos na rede socioassistencial garantem fortalecimento dos vínculos
O objetivo é contribuir para a promoção da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade, além de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e os direitos estabelecidos.
A rede socioassistencial da Prefeitura de Campos oferta atendimento aos idosos por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) e do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O objetivo é contribuir para a promoção da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade, além de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e os direitos estabelecidos.
Os atendimentos na Proteção Básica se materializam nos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelo município, onde acontecem diferentes
atividades, como as do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por exemplo, que segue ofertando apoio aos idosos por meio remoto, com orientação de equipe técnica também durante o período de isolamento social imposto pela situação de pandemia. Cerca de 1.300 pessoas estão inscritas no SCFV. Desse total, aproximadamente 120 são idosos. Os demais são crianças e adolescentes.
De acordo com a Secretária da pasta, Pryscila Marins, o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) também acontece nos CRAS e oferece apoio aos idosos, dentre outros públicos, garantindo apoio às famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
"Há também o Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial do governo federal de um salário mínimo por mês pago a idosos a partir dos 65 anos ou deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda", informou Pryscila.
A Proteção Social Especial acontece nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), nos abrigos municipais e, ainda, nas instituições conveniadas à Prefeitura, como Asilo Nossa Senhora do Carmo, que é um serviço de acolhimento institucional e recebe um cofinanciamento de R$ 54.450,00/mês da Secretaria.
Segundo a diretora do DPSE, Anne Caroline Cardoso, o Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA) é outra entidade conveniada que oferece acolhimento de alta complexidade a adultos e seus familiares. Para isso, recebe cerca de R$ 13 mil/mês.
O município também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece serviço especializado ao idoso em situação de rua, alimentação, higiene, orientação, atendimento e acompanhamento", comentou Anne.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/10/2025 19:08:15 Prefeito inaugura ampliação da Creche Escola Martin Luther King no Novo Eldorado
- 23/10/2025 18:32:44 Escritório Social Itinerante leva diversos serviços gratuitos a Travessão
- 23/10/2025 17:33:49 Turismo realiza mais um City Tour Pedagógico Caminhos da Fé
- 23/10/2025 15:47:16 CCZ realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti em mais quatro bairros nesta sexta
- 23/10/2025 13:39:18 Alongamento, sorteio e cuidados marcam manhã do 2º dia da Semana do Servidor
Prefeito inaugura ampliação da Creche Escola Martin Luther King no Novo Eldorado
2310 18h32Escritório Social Itinerante leva diversos serviços gratuitos a Travessão
2310 17h33Turismo realiza mais um City Tour Pedagógico Caminhos da Fé
2310 15h47CCZ realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti em mais quatro bairros nesta sexta
2310 13h39Alongamento, sorteio e cuidados marcam manhã do 2º dia da Semana do Servidor
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















