Notícia no detalhe
Dia Mundial contra o Trabalho Infantil nesta sexta-feira
Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela OIT.
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho. A campanha esse ano visa alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Para diminuir as estatísticas relacionadas ao trabalho irregular de crianças e adolescentes, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) reforçou os canais de comunicação disponíveis para denúncias e também os contatos para orientação e acompanhamento.
A secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins, informou que, em caso de violação dos direitos desses indivíduos, a população deve fazer a denúncia em um dos cinco polos do Conselho Tutelar (CT) do município; no Ministério Público do Trabalho (MPT); Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) ou pelo Disque 100, de qualquer lugar do Brasil.
Veja AQUI os telefones de contato de cada um desses órgãos.
"Temos equipes de abordagem orientando a população diariamente em diversos pontos da cidade. Quando nossos profissionais identificam algum caso, direcionam para um dos nossos 3 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) para referenciar e fazer o acompanhamento daquela família. Mas, se a população em geral identificar alguém nessa situação e desejar denunciar, pode também procurar a nossa Secretaria de Desenvolvimento Humano, pelo telefone (22) 98175-1350, e faremos os devidos encaminhamentos", explicou Pryscila.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) Anne Caroline Cardoso, o PETI e os demais programas do Departamento visam acompanhar os casos e superar as violações de direitos dos indivíduos e suas famílias que vivenciam situações como essa.
"As crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil notificadas pelas equipes de abordagem social são acompanhadas com seus responsáveis pelos CREAS para que o direito de ser criança e ter infância seja garantido. A Diretoria da Proteção Social Especial realizou reuniões, grupo de trabalho com os Conselhos Tutelares e capacitações dos profissionais que atuam nessa violação, buscando a erradicação dos casos. Também elaboramos o fluxo de atendimento da abordagem social e o apresentamos ao Ministério Público e Conselheiros Tutelares. Acreditamos que o trabalho realizado em rede alcança resultados significativos", acrescentou Anne.
A coordenadora do PETI, Bianca Firmino, explicou que o MPT, o CT e o CMPDCA são órgãos fiscalizadores e responsáveis por receber as denúncias. "Eles averiguam e encaminham para o PETI que atua como órgão de apoio e acompanhamento. Os CREAS não funcionam como canal de denúncia, mas integram a rede de atendimento e acompanhamento, após a identificação dos casos", disse Bianca.
CASOS EM 2020 - Os 3 CREAS realizaram 1.066 abordagens sociais de janeiro a abril deste ano e identificou 55 situações de trabalho

Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2025 22:37:21 Casais selam a união em mais uma edição do Casamento Comunitário
- 22/12/2025 17:20:18 Publicado resultado final do Processo de Eleição de Gestores de escolas e creches
- 22/12/2025 17:00:01 Abrigo Manoel Cartucho celebra Natal com almoço especial
- 22/12/2025 15:36:30 Natal Social com muita diversão e magia natalina na Cidade da Criança
- 22/12/2025 14:58:45 Prefeitura vai inaugurar a primeira etapa da Orla de Guarus nesta terça-feira
Casais selam a união em mais uma edição do Casamento Comunitário
2212 17h20Publicado resultado final do Processo de Eleição de Gestores de escolas e creches
2212 17h00Abrigo Manoel Cartucho celebra Natal com almoço especial
2212 15h36Natal Social com muita diversão e magia natalina na Cidade da Criança
2212 14h58Prefeitura vai inaugurar a primeira etapa da Orla de Guarus nesta terça-feira
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















