Notícia no detalhe
Disciplina Positiva é tema de capacitação para profissionais do SCFV
A palestra faz parte de um ciclo de formação continuada que acontece ao longo do ano
Por: Kamilla Uhl -
Foto: Antônio Cruz - 03/03/2020 - 10:17:43
A coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, promoveu nesta segunda-feira (2), palestra de formação para as orientadoras, facilitadoras e técnicas de referência. O tema abordado foi a Disciplina Positiva. A educadora parental e facilitadora, Mariana Gambine, ministrou a palestra. Ela é certificada internacionalmente pela Positive Discipline Association (PDA) e membro da PDA Estados Unidos e da PDA Brasil (em português: Associação Disciplina Positiva).
A coordenadora do SCFV, Darcilene Fiuza, afirmou que a palestra faz parte de um ciclo de formação continuada que acontece ao longo de todo ano. "Mensalmente as equipes se reúnem para estudar sobre diferentes temas e conhecer novas experiências exitosas no trabalho social com crianças, adolescentes e idosos, de modo a desenvolver um trabalho de excelência para o público usuário do serviço em Campos", disse.
Para a palestrante, as relações humanas precisam de uma reformulação, de uma mudança.
- A Disciplina Positiva, com base em Adler e Dreikurs, já é uma filosofia de vida aplicada em vários países de primeiro mundo, numa perspectiva de criar relações mutuamente respeitosas, em que as pessoas desenvolvam habilidades como encorajamento, cooperação, responsabilidade e eficácia em solução de problemas - comentou.
Ela considera primordial que a sociedade atual entenda a importância do respeito mútuo e do poder compartilhado, aplicando a Disciplina Positiva. "Os pais devem superar as situações complicadas do dia a dia, focando na solução e não no problema. A educação deveria ensinar os jovens a lidar com suas imperfeições e frustrações, respeitando-as. Um ambiente familiar acolhedor, com encorajamento e respeito mútuo, valoriza o indivíduo, solidificando as relações conversacionais e motivacionais. Outro ponto de referência na Disciplina Positiva é entender que as criações punitiva e permissiva não se sustentam a longo prazo, gerando conflitos ainda maiores”, explicou Mariana.
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















