Aproximadamente 30 alunos participaram, nesta quarta-feira (12), da primeira aula do Curso de Viveiristas oferecido pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e Sindicato Rural de Campos. A capacitação é gratuita e prossegue até sexta-feira (14) das 9h às 17h, na Escola Agrícola Antônio Sarlo.
O aluno Juliano Motta Ferreira é um deles, e contou sua experiência positiva na primeira aula. “Este curso está senso muito importante, já aprendi técnicas sobre como fazer as plantas desenvolverem com uma boa qualidade; sobre o sistema que recolhe água de irrigação para não haver desperdício; a escolha do local certo para o plantio; etc. Pretendo utilizar esses ensinamentos para conseguir um emprego nessa área, pois terminei no ano passado o Curso de Agropecuária no Colégio Agrícola”, afirmou o jovem.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Humano e social, Pryscila Marins, o curso tem o objetivo de ensinar a efetuar o plantio de sementes e mudas nativas em viveiros. “Os alunos vão aprender como estruturar um viveiro com conhecimentos específicos e planejamento de atividades, a fim de garantir uma produção de mudas mais saudáveis e resistentes”, explicou.
A diretora do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS, Catharina Barbosa, informou que esse será o primeiro curso deste ano voltado para a área rural. No entanto, diversos cursos foram realizados no ano passado visando atender os moradores dos distritos mais afastados do Centro da cidade, como o de produção de doces e geleias, produção de queijo, de linguiças, de manejo de tratores, etc. “Estamos elaborando uma programação extensa de cursos para este ano”, garantiu.
Segundo o coordenador dos Cursos para Área Rural, Francisco Alves, os contemplados são pequenos produtores rurais selecionados de localidades do interior do município, como Balança Rangel e Santa Ana. ”Eles terão a oportunidade de aprender como estruturar um viveiro, efetuar planejamento de atividades, além de conhecimentos gerais sobre solo, poda, definição de viveiro, sementeira, condução e outras informações”, adiantou Francisco.
Os aprendizes serão certificados pelo SENAR e terão aulas teóricas, práticas, além de uma vivência na UENF. “Será o primeiro de muitos cursos que vamos desenvolver em parceria com o SENAR”, comentou Francisco.
SENAR - Integrante do chamado Sistema S, o SENAR atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.