Notícia no detalhe
Defesas Civis Estadual e Municipal liberam ponte
Após laudo técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo de Campos, as Defesas Civis Estadual e Municipal liberaram a Ponte Barcelos Martins para tráfego de motos, bicicletas e pedestres, na tarde desta segunda-feira (24). A ponte havia sido interditada no último dia 17, pela Prefeita Rosinha Garotinho, por medida de segurança, depois que a Defesa Civil Estadual apontou riscos devido ao aumento do volume de água e vegetação nos pilares.
A liberação da ponte foi feita pelo secretário de Defesa Civil, Marco Soares, e pelo representante da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Rodolfo Correia de Souza. O secretário de Obras, César Romero, informou que a liberação foi possível com o laudo e o nível mais baixo do rio Paraíba do Sul, que está em 8m. “A ponte está segura, no entanto, alertamos a população que, se a cota do rio ultrapassar 9.40m, por precaução, tornaremos a interditá-la. É que, com uma vazão muito forte da água, uma grande quantidade de vegetação e detritos se prendem aos pilares, provocando um efeito hidrodinâmico que movimenta e pode afetar esses pilares”, diz o secretário de Obras.
A posição do secretário tem o aval do Corpo de Bombeiros-Defesa Civil Estadual. “Indicamos a interdição, porque, na dúvida, sendo grande a pressão da correnteza devido à vazão das águas, que faz aumentar o lixo e detritos nos pilares, o ideal é evitar riscos. Hoje, com o rio mais baixo e com o laudo da prefeitura, estamos em uma condição mais confortável para, em conjunto, a Defesa Civil do Município e a do Estado liberarem a Barcelos Martins”.
Pelo laudo, de acordo com Romero, foi verificada a necessidade de pequenas intervenções na ponte, reparos que não comprometem a estrutura, mas que serão feitos por empresa especializada, depois que a situação do Paraíba estiver regularizada e não houver mais previsão de cheias ou risco de enchentes.
Marco Soares explicou que, assim que a cota do Paraíba baixar ao normal (6.40), serão feitos novos estudos físicos da ponte e topográficos quanto às condições do rio em relação à estrutura dos pilares. O secretário, também, informou detalhes sobre a possibilidade de uma nova interdição. “Na primeira vez, diante de um alerta do Corpo de Bombeiros, decidimos fechar a ponte, pois seguimos o princípio da segurança”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















