Notícia no detalhe
Campos mantém padrão e fecha o ano com taxas do CadÚnico acima da média nacional
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) cumpre todas as regras e metas do Governo Federal
A Prefeitura de Campos vai fechar o ano de 2019 com todas as taxas do Programa Bolsa Família e Cadastro Único acima da média nacional, mantendo o padrão de excelência conquistado nos últimos dois anos. A informação é do Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Isso porque a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) cumpre todas as regras e metas do Governo Federal, de acordo com a secretária da pasta, Pryscila Marins.
“Isso significa que nossa busca ativa está funcionando muito bem e nossos técnicos estão muito bem treinados e qualificados. A cobertura do Programa Bolsa Família (PBF), por exemplo, é de 106% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Campos, há 39.435 famílias beneficiárias do Bolsa Família, que equivalem, aproximadamente, a 20,88% da população total do município. Desse total, 27.526 famílias estariam em condição de extrema pobreza sem o programa”, explicou Pryscila.
No mês de outubro de 2019, por exemplo, foram transferidos R$ 8.484.532,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 215,15 por família. “O município já alcançou a meta de atendimento do programa”, diz o site do Ministério da Cidadania.
Segundo a assessora chefe de Transferência de Renda e Benefícios Assistenciais da SMDHS, Simone Barreto, o município também está acima da média no que tange à Gestão das condicionalidades do Programa e o acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social.
“Manter as metas é muito mais difícil do que alcançá-las, muitas vezes. Agora nosso foco é manter a qualidade do atendimento, que é elevada graças à constante capacitação da nossa equipe. Hoje, 100% da equipe é qualificada, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Isso vem garantindo a excelência do atendimento e os resultados positivos”, disse Simone.
Ela explicou que a cobertura municipal de acompanhamento na área da educação é de 92,79%. A média nacional é de 91,18%. O município possui, portanto, um acompanhamento da frequência escolar muito bom, acima da média nacional. E na área da Saúde, a cobertura de acompanhamento de Campos é de 76,36%, enquanto a média nacional é de 76,09%.
Ela acrescentou que Campos tem 67.657 famílias inseridas no Cadastro Único e a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 87,22%, enquanto que a média nacional encontra-se em 84,31%. “O cadastro no seu município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo do Cadastro Único”, informou o Governo Federal.
Campos oferece à população 14 polos de atendimento do CadÚnico/PBF. “Eles funcionam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lembrou Simone”. O Cadastro Único é a porta de entrada para vários Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida. Ele também funciona como um mapa para o governo identificar as necessidades da população.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18