“Entrei para a Guarda achando que meus dias se resumiriam a marchar e a ser mandado pelos outros. Achei que esta trajetória seria um sofrimento. Com o decorrer do tempo, vi que tudo era um pré-conceito. A verdade é que a Guarda Mirim foi além: se tornou minha casa e minha segunda família. Aqui aprendi a ouvir e a falar, quando necessário. Aprendi a impor minhas opiniões de forma correta, a entrar em acordo e a aceitar decisões e opiniões diferentes da minha. Obrigada por terem me acolhido”, discursou emocionado o jovem Udson Nogueira, um dos formandos do 3º ano do programa Guarda Mirim.
A cerimônia, ocorrida nesta quinta-feira (12), na sede da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), contou com a presença da vice-prefeita, Conceição SantAnna; a presidenta da FMIJ, Sana Gimenes; o vereador Fábio Almeida; o diretor de Serviços e Programas, Paulo Roberto Gomes; o gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Júlio César da Silva Júnior; e o presidente do Instituto Profissional São José, Elson Leal.
- É um grande prazer representar o prefeito Rafael Diniz neste momento tão importante. Estamos diante de jovens que deixarão a Fundação cientes de seu papel cidadão, com noções de disciplina e responsabilidade. Também estamos diante de uma equipe de profissionais que finalizam esta etapa com a sensação de dever cumprido. Parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo momento- disse a vice-prefeita.
Além da formatura dos alunos que concluíram os três anos de participação na Guarda Mirim, os jovens que estão no primeiro ano do programa também receberam certificado de participação do programa Multiplicadores Ambientes, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental.
A presidenta da Fundação reconheceu que os guardas mirins são espelho para as crianças e adolescentes dos demais programas da FMIJ. “Vocês servem de exemplo de disciplina, responsabilidade e cidadania. Cerimônias como esta trazem o sentimento de que a Fundação está formando cidadãos exemplares que irão servir à sua comunidade. Ao completarem 18 anos, vocês encerram a trajetória com a Guarda Mirim, mas poderão continuar conosco na Fundação através dos Cursos Livres gratuitos que oferecemos para jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos. Aproveitem também esta oportunidade”, incentivou Sana.