Projeto Viva o Centro: paisagismo leva mais verde ao Calçadão
Dentro do programa Viva o Centro, lançado em abril, a prefeitura já modernizou a iluminação da Praça Santíssimo Salvador e ruas centrais, com tecnologia em LED, entre outras ações
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), realizou no último domingo (8), a substituição e manutenção de todas as plantas dos vasos localizados na área central, Rua Governador Teotônio de Araújo e no Calçadão Boulevard. A ação de revitalização faz parte do Programa Viva o Centro. Ao todo, foram replantadas 28 palmeiras, algumas danificadas por ações de vandalismo e furto, e no local foram identificadas também oito vasos danificados, provavelmente por choques de veículos, nos quais serão feitas as reposições.
Nesta ação, coordenada pelo setor de Arborização, além dos replantios, é realizada a manutenção das palmeiras já existentes e pintura dos vasos. Segundo o diretor de arborização da SMDA, Wilson Duarte, a estrutura arquitetônica no Centro Histórico de Campos não permite o plantio direto das plantas nas raízes, por isso a alternativa é arborizar com vasos para o plantio.
— Sabemos da importância de se ter árvores e vegetações em nossa cidade e pensando nisso, além de plantarmos árvores em vias públicas, estamos tornando o Calçadão e algumas ruas do Centro mais verdes, com a implementação e substituição de vasos de grande porte com palmeiras e plantas. Além da função ambiental, as plantas desses vasos também trazem mais beleza para o Centro da cidade – comentou o diretor de arborização da SMDA, Wilson Duarte.
Dentro do programa Viva o Centro, lançado em abril, a prefeitura já modernizou a iluminação da Praça Santíssimo Salvador e ruas centrais, com tecnologia em LED. Além de câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o Centro de Campos também passou a contar com reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Posturas e o IMTT fez a troca das estruturas semafórica e substituição e implantação de bicicletários.
A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), além do paisagismo, instalou novas lixeiras. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana colocou equipes refazendo o calçamento do Boulevard Francisco de Paula Carneiro e fez a reposição das grades das canaletas.