Notícia no detalhe
Palestra inovadora e pioneira sobre empreendedorismo no Centro Dia do Idoso
Aalunos do curso de Administração do IseCensa levaram para o Centro Dia do Idoso um projeto voluntário modelo a fim de provar que toda fase da vida é produtiva, estimulante, de aprendizado e ensinamento
Apesar de ser um benefício esperado pela maioria dos idosos, a aposentadoria também pode trazer consequências negativas à saúde. Pensando nisso, alunos do curso de Administração do Institutos Superiores de Ensino do Censa (IseCensa) levaram para o Centro Dia do Idoso, em Guarus, um projeto voluntário modelo a fim de provar que toda fase da vida é produtiva, estimulante, de aprendizado e ensinamento. A ação desta quarta-feira (3) é mais uma, entre tantas, inovadora e pioneira na história do município de Campos, de acordo com a secretária do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim.
O projeto teve início no 1º semestre deste ano, no Centro Dia, com o objetivo de aproximar os universitários a temas de pesquisas que pudessem ser estudados por públicos-alvo, entre eles, os idosos.
— Com uma ação de diagnóstico preparamos um material que incluía um questionário sobre a importância do estudo de determinados temas e o interesse deles (idosos) nesses temas. Após este raio-x, a pesquisa apontou o interesse em aprender sobre as disciplinas que são lecionadas no curso de Administração. Além disso, nosso objetivo é que nosso aluno, o futuro Administrador, se responsabilize socialmente de forma a contribuir também com a sociedade para este público-alvo que é tendência mundial — revelou a professora do curso e idealizadora do projeto, Rafaela Landim.
Aproximadamente, 50 idosos ouviram uma palestra sobre empreendedorismo e saúde financeira. Para concluir a atividade, eles receberam uma cartilha informativa e folders.
— A maioria dos nossos assistidos está aposentada, porém não desempenha atividade produtiva, no momento. Em mais esta ação de parceria com o IseCensa, os assistidos foram incentivados a incrementar e fazer acontecer diante das inúmeras habilidades e competências que possuem em algum segmento. Eles ouviram, inclusive, sobre violência financeira, que é crime de abuso econômico envolvendo os parentes mais próximos, como filhos, netos — disse Heloísa Landim.
Para a gerente do Centro Dia, Christiane Mazzini, esta ação foi extremamente importante e necessária, principalmente, para esta faixa etária que nunca teve a oportunidade de ter este tipo de atenção e atendimento. “Mais um projeto inovador do governo Rafael Diniz, na nossa gestão da Secretaria do Envelhecimento, que foi muito bem absorvido pelos nossos idosos, mostrando para eles que o sedentarismo atribuído à população da Terceira Idade tem que ser abominado. Eles interagiram muito e absorveram as sugestões. Mais uma janela se abriu, hoje”, finalizou.
Nelson Matias, de 91 anos, ouviu atentamente à palestra e sentiu a necessidade de realizar algo inovador, diferente e prazeroso. “Quando uma pessoa aposenta, ela acaba se aposentando da vida. Mas, comigo não tem isso, não. Vou voltar a ter alguma atividade produtiva.”
Últimas Notícias adicionadas
- 29/05/2026 19:26:53 Escola de Ururaí já está equipada para receber o Prefeitura em Ação deste sábado
- 29/05/2026 18:38:57 Prefeitura em Ação: Assistência Social atenderá população de Ururaí neste sábado
- 29/05/2026 18:02:54 Meio Ambiente realiza plantio de mudas de árvore em Ururaí pelo Prefeitura em Ação
- 29/05/2026 17:19:45 Controle apresenta Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2026 na Câmara
- 29/05/2026 17:02:03 PAAQ e UBSF Ponta da Lama levam atendimento ao acampamento Leonel Brizola 1
Escola de Ururaí já está equipada para receber o Prefeitura em Ação deste sábado
2905 18h38Prefeitura em Ação: Assistência Social atenderá população de Ururaí neste sábado
2905 18h02Meio Ambiente realiza plantio de mudas de árvore em Ururaí pelo Prefeitura em Ação
2905 17h19Controle apresenta Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2026 na Câmara
2905 17h02PAAQ e UBSF Ponta da Lama levam atendimento ao acampamento Leonel Brizola 1
Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
2Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
3Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
4Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
5Prorrogadas as inscrições para o 1º Festival de Ruas Enfeitadas para a Copa
6Dia do Trabalhador: Cidade da Criança aberta no feriado





















