Notícia no detalhe
Alunos dos Cursos de Inclusão Produtiva em capacitação pelo Sebrae
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Governo, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira.
Em parceria com a Prefeitura, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ministrou nova capacitação para cerca de 50 alunos dos Cursos de Inclusão Produtiva e Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social nesta sexta-feira (22). Trata-se da série de cursos da Oficina SEI. Dessa vez, o tema abordado foi “Unir forças para melhorar”. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Governo, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira.
A palestra foi ministra pela consultora e instrutora credenciada do Sebrae, Ana Paula Caputo, formada em Ciências Contábeis, com especialização na área de gestão, mestre e doutoranda em Políticas Sociais.
De acordo com a diretora de Programas e Projetos, Catharina Barbosa, o SEI é um programa composto de soluções que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios de novos empreendedores. Trata de várias abordagens como Sei Administrar, Sei Vender, Sei Comprar, Sei Controlar Meu Dinheiro, Sei Empreender, Sei Planejar e Sei Unir Forças para Melhorar.
“A Secretaria oferece diversos cursos como de manejo de tratores agrícolas, de linguiça artesanal, geleias e doces artesanais, queijos, de cabeleireiro, de panificação, costura criativa, serigrafia e artesanato. A formatura desses alunos vai acontecer no dia 16 de dezembro na Câmara Municipal de Campos”, informou Catharina.
Caputo falou sobre a importância de desenvolver soluções coletivas para atendimento de necessidades comuns, sejam elas da comunidade, sejam dos negócios, para, dessa forma, obter melhores resultados. O objetivo foi apresentar as vantagens, ganhos e limites de empreender coletivamente.
“É importante predispor-se a adotar atitudes que visem ações coletivas com o objetivo de atender a
necessidades comuns. A cooperação permite o fortalecimento do negócio, ganhar competitividade, conquistar novos mercados e, com ações conjuntas, se pode conquistar mais. Cooperar é uma atitude”, falou a palestrante.
Ela explicou quais são os diversos tipos de empreendimentos associativos e suas diferenças, como cooperativa, associação, central de negócio e arranjos produtivos, por exemplo. “Os participantes foram divididos por seu ramo de atuação e e analisaram suas forças, fraquezas, as oportunidades e as ameaças que existem e que podem ajudar ou impedir o crescimento dos mesmos. Como costumamos dizer no Sebrae, o problema do negócio pequeno não é o fato dele ser pequeno e sim estar sozinho. Quando buscamos formas de nos associarmos, conseguimos vencer muitos obstáculos que aparecem, as oportunidades são melhor aproveitadas quando cooperamos”, ensinou.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/01/2026 18:49:00 Seis motocicletas 0 km reforçarão patrulhamento da Guarda Civil Municipal
- 06/01/2026 18:02:12 Prefeitura inicia programação de palestras para orientação de condutores de VTA
- 06/01/2026 17:34:15 Defesa Civil atende 13 solicitações de alagamento entre sábado e segunda
- 06/01/2026 15:49:38 Obra da nova Clínica do Adulto avança e entra em novas etapas de execução
- 06/01/2026 15:23:50 IMTT notifica proprietários para retirada de veículos antes de leilão
Seis motocicletas 0 km reforçarão patrulhamento da Guarda Civil Municipal
0601 15h23IMTT notifica proprietários para retirada de veículos antes de leilão
0601 18h02Prefeitura inicia programação de palestras para orientação de condutores de VTA
0601 17h34Defesa Civil atende 13 solicitações de alagamento entre sábado e segunda
0601 15h49Obra da nova Clínica do Adulto avança e entra em novas etapas de execução
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
4Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
5Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















