Notícia no detalhe
Cooperativa de Costureiras realiza sonho de profissionais
“A Cooperativa de Costureiras de Campos mudou a minha vida e vai possibilitar a realização do meu sonho: construir a minha casa. Eu comprei o terreno, estou terminando de pagar as prestações para iniciar a construção. Sou muito grata à Prefeita Rosinha Garotinho por isso”, comemora Simone Silva de Oliveira.
Genivalda da Silva, cooperada há cinco meses, também tem motivos para comemorar. “Eu e a minha família agradecemos de coração à Prefeita Rosinha Garotinho por esta oportunidade. Eu estava desempregada. Através do meu trabalho na cooperativa, ajudo a aumentar a renda familiar, no tratamento da minha sogra, que deu AVC, e a manter meu filho na escola”, afirma.
Atualmente são 96 cooperadas, com uma produção de 3 mil peças por dia e uma renda média mensal de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Elas trabalham de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, produzindo estofados para assentos de elevação, obrigatório em veículos para transportar crianças de 15kg a 36kg, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No mês de novembro, as cooperadas produziram 66.325 peças em 23 dias trabalhados. Inaugurada pela Prefeita Rosinha Garotinho e pelo presidente da Dorel Brasil, Rafael Camarano, a Cooperativa de Costureiras completou um ano no dia 5 deste mês. A cooperativa começou a funcionar com 24 cooperadas.
- O sucesso da Cooperativa de Costureiras mostra que a Prefeita Rosinha Garotinho estava certa quando se comprometeu em fomentar o cooperativismo. Apesar de Campos não ter esta cultura, pode ser uma solução para a parcela da população que não tem acesso ao novo mercado de trabalho que está surgindo, com a construção do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, entre Campos e Quissamã; o Super Porto do Açu, em São João da Barra, e as siderúrgicas – ressalta a secretária de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes.
Ela anunciou que está prevista para o final deste mês ou para o início de fevereiro, a assinatura do primeiro contrato da Dorel Brasil com a cooperativa para a produção de 3 mil peças por dia para a empresa, durante dois anos. A cooperativa é resultado da parceria da prefeitura com a Dorel, através da Secretaria de Trabalho e Renda. Toda a produção da cooperativa é adquirida pela empresa, que doou as máquinas e treinou as cooperadas. A prefeitura doou o espaço, além de realizar cursos sobre cooperativismo e empreendedorismo para as cooperadas em parceria com o Sebrae.
A Cooperativa de Costureiras é incubada pela Secretaria de Trabalho e Renda. Segundo a diretora do Departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Giselda Leão, além da autonomia financeira conquistada pelas cooperadas, o corpo administrativo está trabalhando para a emancipação.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















