Dentre as apresentações, estudantes da Escola Municipal Farol de São Thomé mostravam o resultado parcial do projeto "Prevalência de sobrepeso e obesidade em estudantes da EM Farol de São Thomé". De acordo com o professor de ciências, Gustavo Gomes, o interesse pelo tema surgiu após observar número razoável de alunos com aparente sobrepeso.
— A partir daí iniciamos uma investigação e a pesquisa em si e percebemos que, em geral, alunos com sobrepeso são os que se alimentam com lanches, apesar de a escola oferecer alimentação balanceada e de boa qualidade — disse Gustavo
Entre os bolsistas do projeto estão os alunos do 9º ano Joice Rangel de Souza e Isaque Barreto Maciel, para eles a oportunidade oferecida pelo Viva Ciência na Escola é determinante para a participação na pesquisa. "Se não tivesse a bolsa eu não teria como fazer pesquisa e conhecer esse universo de possibilidades", destaca Isaque.
Para Joice, além da bolsa, o incentivo veio ao observar os amigos. "Vejo muita gente se alimentando mal, mesmo sabendo que a escola tem refeição de qualidade, então uni o útil ao agradável. Ser bolsista me possibilita pesquisar e contribuir com a saúde dos meus amigos da escola", frisou.
Entre os alunos há também voluntários que participam do projeto. É o caso de Dayane de Azevedo Braga, aluno do 8º ano. "Me interessei pelo projeto e quis contribuir ainda que de forma voluntária. Essa é uma oportunidade única", afirmou.
Uma bolsa e duas pesquisas - Além de pesquisarem sobre obesidade e sobrepeso, os alunos bolsistas também se dedicam ao projeto "Análise do efeito da baixa gravidade sobre a germinação de sementes de aroeira" onde, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense os alunos pesquisam sobre a semente e as possibilidades de germinação em ambientes sem gravidade. Para isto, os estudantes foram além e conseguiram enviar as sementes para o espaço através da Nasa.
"Nunca pensei que no oitavo ano pudesse ter contato com uma universidade como a Uenf e menos ainda com a Nasa", relatou Odyceia Ribeiro de Souza.
Realizada pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos acontece até sábado (26) no Jardim São Benedito. No sábado, o espaço é dedicado às universidades, das 9h ao meio-dia.