Notícia no detalhe
Procissão de fé vence distâncias e passa de geração a geração
A multidão de peregrinos que rumou de várias partes de Campos e do Brasil para o distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, evidencia uma tradição religiosa, cumprida ano após ano, pelos fiéis. É o caso da família de dona Iolanda Pereira Ribeiro, de 89 anos. Ela estava entre os milhares que caminharam da saída da cidade, na Penha, até a igreja de Santo Amaro, em um percurso de mais de 35 quilômetros, que levou a noite de sexta (14) e a madrugada deste sábado (15), dia do santo padroeiro do distrito que recebe seu nome.
Octagenária, Dona Iolanda fez o sacrifício ao lado da filha Joelma P. Ribeiro, 62 anos; da neta Fernanda Ribeiro, 28; da filha de Joelma, e suas duas bisnetas, Ingrid e Sandra, 13 e 8 anos, filhas de Fernanda.
“A minha mãe passou a vir a Santo Amaro há mais de 40 anos, acompanhando meu pai, que nasceu na Baixada Campista e, mesmo depois que foi embora para Guarulhos, continuou vindo para a festa. Eu aprendi a vir aqui desde os meus 12 anos, porque quando era bem criancinha tinha sérios problemas de saúde e meu pai fez promessa a Santo Amaro para minha recuperação. Eu fiquei boa e ele passou a pagar a promessa todos os anos. Meu pai faleceu e passei a vir com minha mãe e a tradição e a fé vêm passando de geração para geração”, relatou Joelma.
O romeiro Getúlio Lino da Silva, 43, vem de Aparecida do Norte-São Paulo, para o evento: “Há 10 anos participo da Festa de Santo Amaro. Da minha cidade vêm umas 50 pessoas na romaria. Aqui, me sinto em casa, pois as pessoas são muito hospitaleiras. Eu venho bem antes da festa, trazendo objetos sagrados – terços, cordões, imagens e souvenirs religiosos - para vender. As pessoas me convidam para almoços e cafés e, se eu não vou, trazem para mim, na barraca. Participo da missa do padroeiro e jogo bola com os moradores, num clima de fraternidade cristã”, contou.
A assiduidade dos romeiros no decorrer dos anos propicia o surgimento de amizades entre os fiéis de cidades distantes com os fiéis de Campos, principalmente com os da Baixada Campista. De acordo com o empresário Maxwell Neves, os moradores são mesmo solidários com os que participam da festa. “E nasce uma amizade fraterna, que parece ser natural do povo campista”, declarou Maxuell, um dos moradores de Santo Amaro que juntamente com suas famílias interage com os romeiros de concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















