Notícia no detalhe
Circuito Literário encanta crianças da Casa de Acolhimento Despertar
Apresentações culturais estimularam os pequenos a conhecer histórias infantis durante o encerramento do Circuito Literário deste ano.
Por: Nickolas Abreu (estagiário) -
Foto: Bárbara Lemos - 22/10/2019 - 17:35:08
Encantadas, as crianças da Casa de Acolhimento Despertar receberam na tarde desta terça-feira (22), o encerramento do Circuito Literário em 2019, realizado pela coordenação de Língua Portuguesa/Literatura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Com apresentações culturais e musicais apresentadas pelo Grupo Brincalhões de Literatura, as crianças assistiram atentamente a cada atividade desenvolvida pelos alunos da Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz.
Autores clássicos como Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Roseana Murray e José Paulo Paes foram lembrados, através de contação de histórias e representação teatral. Incentivadora de leitura, Onalita Benvindo comentou a importância da interação dos alunos da rede municipal com os pequenos assistidos.
— Ver crianças compartilhando com outras é uma alegria muito grande. Antes mesmo de visitar o espaço, eles estavam todos muito preocupados com a abordagem e as histórias que contaríamos pra eles. Todos estavam muito ansiosos. É interessante perceber como a arte pode se misturar com a humanização – destacou.
A unidade do Parque Tamandaré conta com 22 crianças assistidas, na faixa etária de 2 a 16 anos. Todos elas matriculados regulamente na rede municipal de ensino. Para Diana Fernandes, coordenadora da Casa, a autoestima é um dos principais valores resgatados nas visitações.
— Ter contato com o público externo, a comunidade, é muito importante. Eles se sentem queridos. Sempre que podemos realizamos esse contato para que possa ser estimulada a felicidade — comentou.
O circuito literário é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Campos, com o propósito de proporcionar acesso e humanizar a literatura em espaços coletivos. Criado em 2018, a iniciativa percorreu o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), o CRTCA II, a Rodoviária Roberto Silveira, a Praça São Salvador, o Lar Lara e o Asilo do Carmo. Este ano, o projeto foi lançado em fevereiro na praia do Farol de São Tomé e esteve presente na Praça do Liceu, Asilo Monsenhor Severino e Casa de Acolhimento Despertar.
Coordenadora de Língua Portuguesa/Literatura, Ana Raquel Pourbaix, destacou os objetivos da realização do projeto. “A proposta do Circuito Literário é promover a cultura literária em espaço públicos e sociais. Trabalhamos com a tríade – acesso, democratização e incentivo à leitura em espaços não escolares, uma das frentes do nosso Programa Municipal de Incentivo à Leitura – enfatizou.
Além das ações artísticas, a Casa de Acolhimento recebeu de presente uma caixoteca, com títulos literários disponíveis para serem lidos no local ou para empréstimo.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado