O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou nesta quinta-feira (17), no auditório da Prefeitura, a culminância do segundo módulo do projeto de promoção de saúde mental para diretores de escolas: "Gestão Escolar: Quebrando a Rotina e promovendo a Saúde". Cerca de 50 diretores participaram da iniciativa. Na oportunidade, foi anunciado que os grupos participantes receberão um suporte mensal de autocuidado, saúde mental e ações de saúde. O projeto, elaborado pela psicóloga da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Silvia Nascimento, aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Pública. O PSE é promovido de forma conjunta pela Smece e Secretaria Municipal de Saúde.
A subsecretária de Educação, Luciana Eccard, e o secretário de Gestão, André Oliveira, participaram do evento. “Este projeto foi pensado para vocês. Sabemos o quanto é difícil estar na ponta, gerindo pessoas e conflitos. É preciso estar bem para conseguir conduzir um grupo. Por isso a importância desse projeto”, destaca Luciana.
André parabenizou o PSE pela iniciativa e as diretoras pelo comprometimento no aprimoramento profissional e pessoal. “Sou servidor há 20 anos. Nunca tivemos uma oportunidade como esta, ainda mais feita por uma equipe também de servidores. Quando fizemos o recadastramento em 2017, vimos o quanto temos profissionais qualificados e, mais do que nunca, diante desta nova realidade do município, temos que saber aproveitar a prata da casa”, afirma o secretário.
A diretora da Creche Municipal João Siqueira dos Santos, Kelly Aparecida Azevedo, participou dos dois módulos do projeto e pediu um próximo. “É um trabalho maravilhoso o realizado por vocês. A gente fica na escola se preocupando com todo mundo e esquece da gente. Aqui aprendemos que precisamos cuidar de nós. Aprendi muito, fomos ouvidas e, através dos nossos encontros, conseguimos enxergar soluções onde antes não víamos. Não deixem este projeto morrer. Obrigada por me fazer enxergar o meu próprio Eu”, concluiu.
De acordo com a coordenadora do PSE, Cátia Mello, o projeto foi criado com o objetivo de trabalhar a saúde mental do gestor, entendendo as sobrecargas inerentes ao cargo e a necessidade de um líder motivado para contagiar a equipe. Os encontros semanais foram compostos por palestras, dinâmicas de grupo no processo de conscientização e motivação.