Notícia no detalhe
Rio Paraíba continua subindo e Defesa Civil em alerta
O Rio Paraíba do Sul continua subindo em função das fortes chuvas na Região do Vale do Paraíba, que abrange parte do leste do estado de São Paulo e oeste do Estado do Rio de Janeiro. Na medição às 12h desta quinta-feira (13), realizada pela Defesa Civil Municipal, o nível do rio atingia a cota dos 9,25m.
Segundo o subsecretário do órgão, Edson Pessanha, devido as chuvas concentradas em três municípios da Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), a previsão é que o nível do Paraíba do Sul em Campos atinja a cota dos 10,15m nesta quinta-feira (13) à noite. Como medida de prevenção, 28 famílias da Comunidade da Ilha do Cunha começaram a ser retiradas das casas e encaminhadas para o Colégio 29 de Maio, já que o nível de transbordo na localidade é de 9,70m.
- As águas que estão chegando ao Paraíba, em Campos, neste momento são das chuvas de São Paulo. As águas da Região Serrana deverão chegar ao município entre a tarde e noite de hoje. Estamos realizando a medição do rio de duas em duas horas e o nível está subindo 4cm de uma em uma hora - comentou o subsecretário.
De acordo com Edson Pessanha, ontem (quarta-feira, 12), a vazão na represa da Ilha dos Pombos, localizada entre os municípios de Carmo-RJ e Além Paraíba-MG, era de 2.100 metros cúbicos por segundo, deixando o órgão preocupado, já que o normal é de até 250 metros cúbicos por segundo. “Não conseguimos contato com a represa para saber qual a vazão de hoje e esse foi um dos motivos de a Defesa Civil retirar as famílias da Ilha do Cunha”, disse Edison, esclarecendo que a Defesa Civil Municipal continua monitorando as áreas de risco, mantendo a população informada e orientando em caso de novas enchentes que o município possa vir a sofrer.
Comporta – Também na manhã desta quinta-feira (13), uma equipe da Defesa Civil Municipal fechou a comporta do Canal do Jacaré para evitar inundações na Chatuba do Lebret, em Guarus, já que o nível do Paraíba do Sul continua subindo, sem previsão de baixa.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore