Massificar a modalidade e estimular a prática esportiva tem sido um dos grandes desafios da Confederação Brasileira de Basquete para cadeira de Rodas. De 22 a 27 deste mês, 12 equipes de basquete em cadeira de rodas estarão no Centro Paralímpico, em São Paulo, participando do Campeonato Brasileiro de Cadeira de Rodas, 2ª divisão. A equipe Campos/ ONG Basquete em Cadeira de Rodas estará representando Campos e o Estado do Rio de Janeiro. O jogo de estreia será dia 23, contra o time paulista Aedrech.
- Apesar de toda a situação financeira que o município enfrenta, o prefeito Rafael Diniz, sempre teve um olhar de incentivo e de apoio ao esporte, porque entende que o esporte associado à educação é uma ferramenta primordial para mudar uma sociedade. Esta semana é a nossa equipe Campos/Ong basquete em cadeira de roda que está viajando para São Paulo, para participar do Campeonato Brasileiro, fruto de uma política de massificação do esporte – disse o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.
A Prefeitura de Campos disponibiliza à ONG Basquete em Cadeira de Rodas estagiários para auxiliar o professor Maurício Lemos e ainda o CEDE Jardim Carioca, para o treino do time.
O time campista já vem treinando forte e participa de competições regionais. Em agosto, o ONG Basquete em Cadeira de Roda venceu o Macaé Basquete, pelo Campeonato Estadual de Basquete Adaptado da Região dos Lagos e Norte Fluminense, por 48 a 46.
O Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas- 2ª divisão vai reunir as equipes: Campos/Ong Basquete, Iresfes – ES; Aapd – Paraíba; Cepe Raposas – SC; ADD Magic AGIC WHEELS – SP; ADDF – PE; Aspama – MA; All Star Rodas Para – PA; Asesp SP; All Star Rodas Belém PA; Aedrehc –SP; Cenapa –MA.
- Esperamos realizar um bom Campeonato. Este ano tivemos o apoio da Fundação Municipal de Esportes que tem nos ajudado para manter vivo o esporte em Campos. Para este Brasileiro arcou com a anuidade 2019 da Confederação, além de disponibilizar ônibus para transportar toda a equipe. O time campista ainda conta com apoio do Americano, Leão das Baterias e Universo – disse o técnico e presidente da equipe Campos/Ong, Maurício Lemos.
O capitão do time, Alessandro Martins, o Pit, um dos jogadores mais antigos do time Campos/Ong Basquete em Cadeiras de Rodas, acrescentou que o time já está nas quartas de final do Campeonato Estadual.